De acordo com a Lei Federal 9.795, de 27 de dezembro de 1999, entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
O aumento dos processos de industrialização tem provocado uma mudança no tipo e na quantidade de resíduos que são gerados. Além disso, o crescimento populacional desordenado contribui significativamente para a intensificação dos problemas relacionados aos resíduos sólidos. Nesse contexto, a educação ambiental é o principal instrumento na construção da consciência ambiental da população, uma vez que busca analisar a relação entre o homem e a natureza, desenvolvendo atitudes direcionadas para a preservação do meio ambiente.
De forma a sensibilizar os servidores para a questão do correto tratamento e disposição final dos resíduos sólidos em ambientes públicos, o Projeto de Coleta Seletiva que será implantado na SEMARH funcionará como um processo de educação ambiental, a medida que conscientizará os servidores sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelos resíduos sólidos.
Saiba mais clicando aqui
Em busca de mitigar o risco oferecido pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos nos bairros do entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, se faz necessário a elaboração de estratégias de ação de ordenamento, manejo do espaço, fiscalização e a integração institucional entre União, municípios e sociedade na aplicação de medidas de conscientização da população, visando eliminar as condições que propiciam a atração de urubus na rota de aeronaves.
Saiba mais clicando aqui
O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva teve início em 2011 devido a preocupação gerada com o estado de degradação ambiental que se encontrava o Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) o que provocou grandes consequências às comunidades no seu entorno e à flora e fauna nativas.
Atualmente, o Instituto desenvolve diversos projetos de educação ambiental relacionados aos resíduos sólidos.
Saiba mais clicando aqui