Aterro de Resíduos Perigosos

Técnica de disposição de resíduos industriais perigosos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos industriais perigosos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou intervalos menores, se necessário (NBR 8.418/1984).

Coprocessamento 

É um processo utilizado como alternativa para a destinação final de diversos tipos de resíduos industriais de forma segura em fornos de cimento. Através dessa técnica, o resíduo é aproveitado como combustível pelo seu potencial energético ou utilizado como matéria-prima durante o processo.

Os componentes orgânicos dos resíduos industriais que são destruídos e as cinzas são incorporadas ao clínquer (mistura granular de silicatos e aluminatos de cálcio, usada na fabricação de cimento), sem que ocorra a produção de qualquer efluente líquido ou sólido decorrente de sua queima.

Esse processo pode ser utilizado em resíduos como o lodo de esgoto, os pneus, corantes, substâncias oleosas, entre outros. Resíduos urbanos e domésticos, pilhas e materiais radioativos não podem ser coprocessados.

Sistema de Drenagem e Tratamento de Lixiviados

O Lixiviado ou percolado de aterros sanitários é originário da umidade natural do lixo, do líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica, das fontes de águas naturais, e dos resíduos líquidos percolados. Estes efluentes representam um problema de poluição potencial para as águas superficiais e para as águas subterrâneas devio a elevada carga orgânica, metais pesados e grupos microbianos.

Os lixiviados devem ser drenados e tratados adequadamente antes de serem lançados no meio ambiente. O processo de tratamento do percolado pode ser biológico ou físico-químico.

Tratamento biológico:

  • Lodos ativados;
  • Lagoas de estabilização;
  • Lagoas aeradas;
  • Contadores biológicos rotatórios (biodiscos);
  • Digestão anaeróbia.

Tratamento físico-químico:

  • Floculação e sedimentação;
  • Filtração;
  • Coagulação e precipitação;
  • Carvão ativado, entre outros.

Vala Séptica

Consiste no preenchimento de valas escavadas impermeabilizadas, com largura e profundidade proporcionais à quantidade de lixo a ser aterrada. A terra é retirada com retro-escavadeira ou trator que deve ficar próxima às valas e, posteriormente, ser usada na cobertura diária dos resíduos. Os veículos de coleta depositam os resíduos sem compactação diretamente no interior da vala e, no final do dia, é efetuada sua cobertura com terra, podendo ser feita manualmente ou por meio de máquina (ANVISA).