Normas Técnicas 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é órgão responsável pela normalização técnica brasileira. As Normas Técnicas fornecem as diretrizes necessárias para diversos tipos de atividades com a finalidade de conseguir uma ordenação e uma padronização. 

ABNT NBR 16.156/2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos - Requisitos para atividade de manufatura reversa

Esta Norma estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos.
 

ABNT NBR 12.809/2013 - Resíduos de serviços de saúde - Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde intraestabelecimento

Esta Norma estabelece os procedimentos necessários ao gerenciamento intraestabelecimento de resíduos de serviços de saúde os quais, por seus riscos biológicos e químicos, exigem formas de manejo específicos, a fim de garantir condições de higiene, segurança e proteção à saúde e ao meio ambiente.
 

ABNT NBR 12.807/2013 - Resíduos de serviços de saúde - Terminologia

Esta Norma define os termos empregados em relação aos resíduos de serviços de saúde.
 

ABNT NBR 15.849/2010 - Resíduos sólidos urbanos - Aterros sanitários de pequeno porte - Diretrizes para localização, projeto, implantação, operação e encerramento

Esta Norma especifica os requisitos mínimos para localização, projeto, implantação, operação e encerramento de aterros sanitários de pequeno porte, para a disposição final de resíduos sólidos urbanos.
 

ABNT NBR 13.221/2010 - Transporte terrestre de resíduos

Esta Norma especifica os requisitos para o transporte terrestre de resíduos, de modo a minimizar danos ao meio ambiente e a proteger a saúde pública.
 

ABNT NBR 15.114/2004 - Resíduos sólidos da construção civil - Áreas de reciclagem - Diretrizes para o projeto, implantação e operação

Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis para projeto, implantação e operação de áreas de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil classe A.
 

ABNT NBR 15.113/2004 - Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes - Aterros - Diretrizes da construção civil classe A e de resíduos inertes

Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos sólidos da construção civil classe A e de resíduos inertes.
 

ABNT NBR 15.112/2004 - Resíduos da construção civil e resíduos volumosos - Áreas de transbordo e triagem - Diretrizes para o projeto, implantação e operação.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para projeto, implantação e operação de áreas de transbordo e triagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos.
 

ABNT NBR 15.051/2004 - Laboratório clínico - Gerenciamento de resíduos

Esta Norma estabelece as especificações para o gerenciamento dos resíduos gerados em laboratório clínico. O seu conteúdo abrange a geração, a segregação, o acondicionamento, o tratamento preliminar, o tratamento, o transporte e a apresentação à coleta pública dos resíduos gerados em laboratório clínico, bem como a orientação sobre os procedimentos a serem adotados pelo pessoal do laboratório.
 

ABNT NBR 10.004/2004 - Resíduos sólidos - Classificação

Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.
 

ABNT NBR 13.896/1997 - Aterros de resíduos não perigosos - Critérios para projeto, implantação e operação

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos não perigosos, de forma a proteger adequadamente as coleções hídricas superficiais e subterrâneas próximas, bem como os operadores destas instalações e populações vizinhas.
 

ABNT NBR 8.843/1996 - Aeroportos - Gerenciamento de resíduos sólidos

Esta Norma estabelece os procedimentos adequados ao gerenciamento dos resíduos sólidos e as alternativas que podem ser usadas em casos de emergência, com vistas a preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
 

ABNT NBR 13.463/1995 - Coleta de resíduos sólidos

Esta Norma classifica a coleta de resíduos sólidos urbanos dos equipamentos destinados a esta coleta, dos tipos de sistema de trabalho, do acondicionamento destes resíduos e das estações de transbordo.
 

ABNT NBR 12.810/1993 - Coleta de resíduos de serviços de saúde - Procedimento

Esta Norma fixa os procedimentos exigíveis para coleta interna e externa dos resíduos de serviços de saúde, sob condições de higiene e segurança.
 

ABNT NBR 12.808/1993 - Resíduos de serviço de saúde - Classificação

Esta Norma classifica os resíduos de serviços de saúde quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que tenham gerenciamento adequado.
 

ABNT NBR 12.980/1993 - Coleta, varrição e acondicionamento de resíduos sólidos urbanos - Terminologia

Esta Norma fixa os termos utilizados na coleta, varrição e acondicionamento de resíduos sólidos urbanos.
 

ABNT NBR 8.419/1992 Versão corrigida: 1996 - Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos - Procedimento

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos.
 

ABNT NBR 12.235/1992 - Armazenamento de resíduos sólidos perigosos - Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis para o armazenamento de resíduos sólidos de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente.
 

ABNT NBR 11.174/1990 - Armazenamento de resíduos classes II - não inertes e III - inertes - Procedimento.

Esta Norma fixa as condições exigíveis para obtenção das condições mínimos necessários ao armazenamento de resíduos classes II - não inertes e III - inertes, de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente.
 

ABNT NBR 11.175/1990 - Incineração de resíduos sólidos perigosos - Padrões de desempenho - Procedimentos.

Esta Norma fixa as condições exigíveis de desempenho do equipamento para incineração de resíduos sólidos perigosos, exceto aqueles assim classificados apenas por patogenicidade ou inflamabilidade.
 

ABNT NBR 10.157/1987 - Aterros de resíduos perigosos - Critérios para projeto, construção e operação - Procedimento.

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para o projeto e operação de aterros de resíduos perigosos, de forma a proteger adequadamente as coleções hídricas superficiais e subterrâneas próximas, bem como os operadores destas instalações e populações vizinhas.
 

ABNT NBR 8.849/1985 - Apresentação de projetos de aterros controlados de resíduos sólidos urbanos - Procedimento.

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para a apresentação de aterros controlados de resíduos sólidos urbanos.
 

ABNT NBR 8.418/1984 - Apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos - Procedimentos.

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos - ARIP.