Recuperação Energética

A recuperação energética é um termo utilizado para designar os métodos e processos que possibilitam recuperar parte da energia contida nos resíduos sólidos. É uma forma alternativa ambientalmente adequada para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos.

A geração de energia é realizada através da associação de uma tecnologia de recuperação de energia a uma unidade de geração, podendo ser uma turbina a gás, um motor de combustão interna, entre outros.

ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os resíduos sólidos depositados em aterros sanitários são decompostos gerando um gás denominado de biogás. O biogás é formado a partir da degradação da matéria orgânica presente nos resíduos e é um gás composto essencialmente por metano e gás carbônico, sendo esses contribuintes para o efeito estufa.

O potencial energético do biogás está relacionado com a quantidade de metano presente. A alta quantidade de metano resulta em um gás ótimo para a geração de energia elétrica e térmica. Além disso, o biogás pode ser utilizado como combustível para caldeiras ou fogões, combustível para veículos ou para abastecer gasodutos com gás de qualidade.

BIODIGESTÃO

A biodigestão é uma alternativa para o descarte de resíduos sólidos em aterro sanitário caracterizado por ser um processo natural de decomposição da matéria orgânica.

O processo ocorre de forma fechada em biodigestores e na ausência de oxigênio dando origem ao biogás e os seus resíduos podem ser utilizados como biofertilizantes que possuem uma grande concentração de nutrientes.

INCINERAÇÃO

Processo de oxidação à alta temperatura que destrói ou reduz o volume ou recupera materiais ou substâncias (NBR 11.175/1990).

A incineração é um processo que apresenta uma redução de massa e de volume do resíduo a ser descartado, contribuindo com o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Além disso, destrói os resíduos tóxicos e promove a esterilização dos resíduos de serviço de saúde.

Nesse processo, o resíduo sólido é disposto em um sistema de armazenamento sem nenhum tratamento preliminar e dosado em fornos ou caldeiras para sere incinerado, gerando gases quentes e produzindo vapor em alta pressão e temperatura. 

PIRÓLISE

Técnica de disposição de resíduos industriais perigosos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos industriais perigosos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou intervalos menores, se necessário (NBR 8.418/1984).