Prefeitura é multada em quase R$ 1 mi por irregularidades em Lixão

Fonte: http://tnh1.ne10.uol.com.br/

22/05/2015 12h18

A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco aplicou a maior multa, até o momento, contra uma Prefeitura do Sertão de Alagoas desde o início das operações, no último dia 18. Na tarde dessa quinta-feira (21) o município de Batalha foi punido com uma sanção pecuniária de R$ 830 mil por conta de uma série de irregularidades flagradas no lixã da cidade. Além disso, mais três laticínios foram fechados na cidade, a Casal de Jacaré dos Homens foi autuada por causa de um enorme vazamento num dos seus reservatórios e mais de 600 armadilhas de pesca foram apreendidas.

Vai pesar nos cofres da administração pública de Batalha a multa aplicada pelo IMA em função de um lixão localizado numa antiga área de extração de minério, zona rural do município. O prejuízo foi calculado em R$ 830 mil, valor da multa estipulada pelo Instituto do Meio Ambiente. De acordo com o analista ambiental do Ibama Maurício Cerqueira, além da falta de licença ambiental, o lixão apresentava agravantes que contribuíram para o aumento da sanção: "São várias irregulares ambientais juntas, desde o descarte ilegal de lixo hospitalar até o processo de combustão. Inclusive, quando chegamos ao local, havia muitos pneus sendo queimados. O gás carbônico eliminado nessa queima provoca sérios riscos à saúde do ser humano, especialmente, graves problemas respiratórios, a exemplo de asma", explicou ele.

Para mais informações clique aqui.