Slum Flagra uma tonelada de lixo infectante em área de hospital ao lado de residências


Fonte: TNH1

25/05/2015 11h00

Cerca de uma tonelada de lixo infectante foi encontrada armazenada de forma irregular no hospital e maternidade Santa Rita de Cássia, no bairro do Poço, durante uma operação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O estabelecimento fica ao lado de um condomínio residencial.Parte dessa quantidade estava jogada junto ao lixo comum enquanto a outra parte estava em uma lixeira de alvenaria, fora de bombonas, que são os recipientes adequados.

De acordo com a direção do hospital, só havia tanto lixo armazenado porque foram realizados muitos procedimentos médicos no fim de semana: foram seis cirurgias. E no sábado e domingo, segundo afirmou, não há recolhimento.

Marçal Santos, diretor administrativo do estabelecimento, defende ainda que apesar de o lixo estar fora das bombonas, não está a céu aberto. Sobre a presença de material infectante junto ao lixo comum, ele disse que acredita ter sido um erro de um funcionário. “O contrato para recolhimento 
está atualizado, porém só há uma única empresa que faz o recolhimento de lixo infectante em Maceió”, argumentou.

Segundo o coordenador de limpeza urbana da Slum, Carlos Tavares, o lixo jogado de forma inadequada como foi encontrado oferece risco para os acientes do hospital e para a população da vizinhança. Bem próximo ao hospital, há um condomínio de prédios.

Para mais informações clique aqui.