CONVITE PARA REUNIÃO PÚBLICA DO PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ALAGOAS - PERS

01/09/2015 08h59

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa Floram Engenharia iniciam um ciclo de debates, do dia 22 de setembro ao dia 30 deste mês, sobre a aprovação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), peça fundamental para a eliminação dos lixões em Alagoas. Em Alagoas, a elaboração do PERS passou por diferentes etapas, envolvendo o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos em todo o estado.

Os trabalhos realizados pelas equipes da Semarh e da Floram Engenharia nas regiões Norte, Sul, Zona da Mata, Metropolitana, Agreste, Sertão e da Bacia Leiteira, encaminhou à população informações a respeito dos resíduos sólidos urbanos, aqueles gerados em domicílios, junto aos resíduos dos serviços de limpeza urbana, além dos resíduos industriais, resíduos de saúde, entre outros. Também foram levantadas informações sobre a cadeia de reciclagem no Estado, ações de educação ambiental, legislação entre outros temas relevantes. Esses resultados foram discutidos com a sociedade em 14 reuniões públicas realizadas em abril de 2014 e abril de 2015.

Em uma nova etapa após os levantamentos feitos pelo estado em parceria com uma empresa privada, a Semarh tem em seu cronograma a organização de sete reuniões públicas abrangendo todas as regiões do Estado onde serão apresentadas todas as Metas de Gestão de Resíduos Sólidos, como uma maneira de compartilhar e validar o planejamento de viabilizar a construção dos aterros sanitários em consonância com a sociedade.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, as reuniões com a população representam um novo momento. “O governo tem como uma de suas prioridades a eliminação dos lixões em Alagoas. O trabalho desempenhado pela Semarh vislumbra justamente implantar os aterros sanitários nas regiões que estão organizadas em consórcios”, avalia o secretário.

Após as reuniões públicas, ocorrerá em outubro um novo encontro, só que desta vez em Maceió com os membros do Comitê Diretor de Resíduos Sólidos de Alagoas, para validação final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

– Região do Sertão Alagoano

Dia 22 de setembro de 2015 no Município de Delmiro Gouveia, às 8:30 no Auditório da Universidade Federal de Alagoas – UFAL

– Região da Bacia Leiteira de Alagoas

Dia 23 de setembro de 2015 no Município de Santana do Ipanema, às 8:30 no Auditório da Câmara de Vereadores.

– Região do Agreste Alagoano

Dia 24 de setembro de 2015 no Município de Arapiraca, às 8:30 no Auditório da Universidade Estadual de Alagoas

– Região Sul do Estado de Alagoas

Dia 25 de setembro de 2015 no Município de Coruripe, às 8:30 no Auditório do Instituto Federal de Alagoas – IFAL

– Região da Zona da Mata Alagoana

Dia 28 de setembro de 2015 no Município de Murici, a partir das 8:30 no Auditório da Prefeitura.

– Região Metropolitana de Alagoas

Dia 29 de setembro de 2015 no Município de Maceió, às 8:30 na Associação no Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas – FETAG.

– Região do Litoral Norte Alagoano

Dia 30 de setembro de 2015 no Município de Porto Calvo, às 8:30 na Central de Atendimento ao cidadão já!

– Reunião Pública do Comitê Diretor para validação final do PERS

Dia 16 de Outubro de 2015, no Município de Maceió, às 08:30, no Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas – FETAG.

Fonte: SECOM – SEMARH.