Slum retira mais de 10 toneladas de lixo em residência

Fonte: www.gazetaweb.globo.com

10/12/2015 09h19

A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) iniciou, nesta quarta-feira (09), uma operação no bairro Rio Novo para a remoção de mais de 10 toneladas de resíduos encontrados em uma residência. A operação segue nesta quinta-feira (10) envolvendo fiscais da Slum e da Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo explicou o coordenador de Fiscalização da Slum, Carlos Tavares, a operação está sendo realizada de acordo os parâmetros determinados pelo Código Municipal de Limpeza Urbana, atendendo aos prazos de notificação e orientação prévia ao cidadão. No caso do flagrante realizado em Rio Novo, Tavares lembrou que a situação foi constatada após denúncia da população em decorrência da proliferação de ratos, baratas e escorpiões pelo acúmulo de lixo feito pela proprietária da residência.

?Fizemos a notificação na semana passada após chamado do Centro de Zoonoses, que recebeu a denúncia. Inicialmente a expectativa era de que a operação fosse concluída no mesmo dia com o recolhimento de aproximadamente cinco toneladas, número estimado pela avaliação que fizemos externamente. Mas, quando a equipe entrou na casa, a quantidade de lixo surpreendeu e foi bem maior que o esperado. Concluiremos os serviços nesta quinta-feira (10) e o volume de resíduos deve chegar a 15 toneladas?, explicou Carlos Tavares.

A população informou aos fiscais que o lixo vinha sendo acumulado pela moradora há anos, mas somente agora o problema foi evidenciado pela proliferação de roedores e animais peçonhentos. A proprietária, Minervina dos Santos, catava resíduos nas ruas e acumulada dentro da residência. Todo o espaço foi tomado por lixo, do teto ao chão entre todos os cômodos, e a aposentada morava nos fundos da casa em um local improvisado, em meio a bananeiras, animais que criava e uma grande quantidade de resíduos acumulados.

Durante a operação, os agentes de endemias realizaram tratamento focal para eliminação de roedores, escorpiões e de possíveis focos de dengue, já que foram encontrados diversos recipientes com água acumulada. Agora, com a conclusão da operação, os fiscais da Slum realizarão visitas frequentes ao local para evitar que a situação volte a ser registrada.

Para estes tipos de demanda, Carlos Tavares lembra que a população pode acionar a Slum por meio do Disque Limpeza (82) 3315-2600 ou enviar mensagem por meio do endereço www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco.