MPE apura denúncia de acúmulo de lixo em Maceió após eventos esportivos

21/12/2015 13h04

Após denúncia dando conta do acúmulo de lixo após a realização de eventos esportivos em Maceió, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça da Capital (Urbanismo), recomendou a órgãos municipais que forneça informações sobre como têm agido para coibir a poluição da área urbana, averiguando se a prática de descarte de resíduos sólidos é recorrente. A atuação do MPE foi motivada pela cidadã Ângela Seabra Testa, que pediu providências do poder público, em especial, em bairros periféricos.

Entre os órgãos procurados pela Promotoria de Justiça estão a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a Superintendência Municipal de Controle e do Convívio Urbano (SMTT), que têm o prazo de 20 dias para prestar informações sobre o tema.

?O Ministério Público está interessado em resolver o problema que a denunciante apresentou. Eventos públicos, como corridas e passeios ciclísticos, acabam gerando o acúmulo de resíduos sólidos deixados pelos participantes. A falta de higiene de muitos competidores também causa mau cheiro nas transversais onde ocorrem tais atividades?, explicou o promotor de Justiça Antônio Jorge Sodré.

O representante do MPE frisa, ainda, que a responsabilidade pela manutenção do meio ambiente deve ser atribuída não só aos órgãos públicos, como também aos particulares responsáveis pela realização do evento, a exemplo do que acontece nos festejos de réveillon, carnavalesco e junino.