Slum cria novo Ponto Vivo para coibir descarte de lixo em Maceió

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

18/01/2016 10h56

O combate ao descarte inadequado de lixo em vias públicas de Maceió vem sendo realizado pela Prefeitura, por meio de ações de educação ambiental e de fiscalizações coordenadas pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). Neste sentido, um dos projetos que tem refletido em resultados positivos é o Ponto Vivo, uma estratégia que visa recuperar e isolar áreas onde a população utilizava para descartar resíduos, entre restos de materiais da construção civil e lixo domiciliar.

Nesta semana, mais uma região da capital foi contemplada por esta iniciativa: a Rua Costa Leite, no Centro. O local, que fica próximo ao Riacho Salgadinho, era alvo de reclamações em decorrência do acúmulo de lixo no terreno em frente a um antigo ponto comercial, situação gerada pelos próprios moradores da região e por carroceiros. Para coibir a prática, a Slum criou um Ponto Vivo com a recuperação da área, incluindo o plantio de mudas, o isolamento do espaço com pneus e limpeza do terreno.

De acordo com a Diretoria de Operações da Slum, já foram criados 132 Pontos Vivos em Maceió. No caso da Rua Costa Leite, o trabalho foi realizado com 33 pneus e 16 mudas, que foram colocados para revitalizar o espaço e coibir o descarte de entulhos e lixo domiciliar, material cujo descarte era comum no local. Com a realização do serviço, a expectativa é de que a população se conscientize e não jogue mais lixo no terreno.

O maceioense também pode colaborar com o trabalho da Slum agindo como um fiscal para garantir que a cidade permaneça limpa. Isso pode ser feito com a utilização do Disque Limpeza 3315-2600, por meio de denúncias pelo descarte inadequado de resíduos. Este é um canal de comunicação pelo qual o cidadão também pode solicitar serviços do órgão de limpeza urbana da Prefeitura.

O Ponto Vivo é um projeto coordenado pela Slum e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).