Enviado ao aterro sanitário indevidamente, lixo hospitalar é devolvido ao HU


Autor: Erik Maia / Dayane Laet
Fonte: http://www.tnh1.com.br/

16/02/2016 10h13

Cerca de 2,5 toneladas de lixo, provenientes do Hospital Universitário (HU) de Alagoas, foram devolvidos à unidade de saúde, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, na manhã desta segunda-feira (15). A devolução foi feita pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) depois de detectar que junto ao lixo comum havia lixo hospitalar.

Segundo informações da Slum, passadas pela assessoria de comunicação, o aterro sanitário da capital só está apto a receber lixo comum. "O lixo hospitalar precisa passar por uma central de tratamento e, depois, ser eliminado de outra maneira, como a incineração", informou a assessoria.

Ainda segundo a Slum, apenas parte do lixo deveria passar pelo tratamento, no entanto, como foi misturada aos dejetos comuns, toda a carga foi condenada. "Já não há como separar o que é comum do hospitalar, por isso tivemos de devolver ao hospital todo o lixo", disse.

Outras unidades de saúde, públicas e privadas, também já foram notificadas pelo mesmo motivo, porém o HU já teria 'confundido' os lixos por mais de uma vez. "Isso já é recorrente, por isso decidimos notificar o hospital e comunicar à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente [Sempma], que irá tomar as providências cabíveis e pode até multar o hospital", concluiu a assessoria da Slum.

Punição

O hospital deve ser punido com uma multa, a ser calculada pela Sempma, com base no potencial da empresa e do prejuízo causado. O hospital teria que mostrar um certificado de incineração do lote, que não foi apresentado.