O Hospital do Açúcar foi flagrado novamente realizando o descarte de lixo comum misturado com resíduo hospitalar, durante uma fiscalização da Secretaria de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na manhã desta sexta-feira (19).
A fiscalização chegou até a unidade após uma denúncia relatando a prática irregular e a contaminação de todo o lixo, que seria levado para o aterro sanitário. O coordenador de Fiscalização da Slum, Carlos Tavares, confirmou que essa é terceira vez que o hospital é flagrado com a mesma irregularidade.
Entre o lixo comum, os agentes encontram roupas com sangue, seringas e outros itens contaminados no depósito de separação. Segundo Tavares, o material estava descendo dos departamentos já misturado.
A multa, conforme o coordenador da Slum, é calculada de acordo com os artigos infringidos na legislação. A Slum já flagrou a mesma situação no Hospital Unimed e no Hospital Universitário.
Devido a reincidência do hospital e também a mesma prática em outras unidades, Tavares afirmou que a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está convocando as direções dos hospitais para assisar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
O termo visa que as unidades adotem medidas e evitem o descarte irregular.