Hospital do Açúcar é multado por descartar lixo comum com resíduo hospitalar

Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/

19/02/2016 09h33

O Hospital do Açúcar foi flagrado novamente realizando o descarte de lixo comum misturado com resíduo hospitalar, durante uma fiscalização da Secretaria de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na manhã desta sexta-feira (19).

A fiscalização chegou até a unidade após uma denúncia relatando a prática irregular e a contaminação de todo o lixo, que seria levado para o aterro sanitário. O coordenador de Fiscalização da Slum, Carlos Tavares, confirmou que essa é terceira vez que o hospital é flagrado com a mesma irregularidade.

Entre o lixo comum, os agentes encontram roupas com sangue, seringas e outros itens contaminados no depósito de separação. Segundo Tavares, o material estava descendo dos departamentos já misturado.

A multa, conforme o coordenador da Slum, é calculada de acordo com os artigos infringidos na legislação.  A Slum já flagrou a mesma situação no Hospital Unimed e no Hospital Universitário.

Devido a reincidência do hospital e também a mesma prática em outras unidades, Tavares afirmou que a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está convocando as direções dos hospitais para assisar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

O termo visa que as unidades adotem medidas e evitem o descarte irregular.