Fiscalização no Hélvio Auto encontra material com sangue em meio a lixo comum

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

22/02/2016 13h21

Cerca de uma 1,5 toneladas de lixo contaminado foram flagradas pela fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió no Hospital Hélvio Auto, localizado no bairro do trapiche da Barra, em Maceió.

Segundo informações coletadas pelo coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares, vários frascos de medicamento e vestígios de sangue foram encontrados misturados ao lixo comum, como também ocorreu em outras unidades de saúde em Maceió.

"O caso torna-se mais grave porque o Hélvio Auto trata de doenças infectocontagiosas, potencializando o risco de contágio, caso o lixo não seja tratado da maneira correta", disse Tavares, durante entrevista ao TNH1.

A Serquip - empresa que incinera lixo hospitalar e atende grande parte das unidades de saúde de Alagoas - foi acionada para dar destino correto aos dejetos. O Hélvio Auto foi autuado por descarte irregular de lixo e também será autuado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Sobre as irregularidades, o Hélvio Auto emitiu uma nota; confira

"O Hospital Escola Dr. Helvio Auto esclarece que em relação ao lixo armazenado de forma indevida, encontrado hoje em fiscalização da SLUM/SEMPMA:

O Hospital Helvio Auto reitera que sempre seguiu as normas técnicas para armazenamento e descarte de lixo, dispondo inclusive de Plano de Gerenciamento de Resíduos e Gerência de Risco, sendo um dos primeiros hospitais do Estado a destinar o lixo contaminado para incineração;

Estamos passando por um processo de mudança de toda a equipe. Quase metade dos funcionários do hospital está sendo substituído em decorrência do último concurso da Uncisal (prestadores de serviço estão dando lugar a servidores efetivos), o que pode ter ocasionado a falha;

O setor de Gerência de Risco realiza treinamentos periódicos com toda a equipe envolvida no processo de armazenamento e descarte do lixo hospitalar e comum;

A Direção Geral do Hospital Helvio Auto avalia a fiscalização como positiva e vai investigar onde houve a falha, para que os autores sejam identificados e  responsabilizados, com o intuito de que isso não venha a ocorrer novamente."