Governo anuncia instalação de Central de Tratamento de Resíduos em Arapiraca

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

29/02/2016 08h37

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira (26), no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, anunciou a instalação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na segunda maior cidade de Alagoas.

Além da participação do Governo de Alagoas, o empreendimento conta com a parceria do Instituto do Meio Ambiente (IMA), empresa Alagoas Ambiental, Prefeitura de Arapiraca e de mais 19 municípios que fazem do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).

A CTR será construída em um terreno com 83 hectares de área, nas imediações da Vila São José, entre os municípios de Arapiraca e Craíbas. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, disse, na ocasião, que a iniciativa conta com total apoio e acompanhamento do Governo de Alagoas.

Ainda de acordo com o secretário, o governador Renan Filho determinou, desde o primeiro dia de gestão, uma política estadual para destinação correta de resíduos sólidos e de defesa do meio ambiente.

“Nossa meta é fortalecer esses vínculos com as prefeituras para execução desse plano, para consolidar a educação ambiental com a coleta seletiva do lixo e a geração de empregos com a venda de energia produzida a partir da transformação dos resíduos”, explicou Alexandre Aires, reafirmando o compromisso do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa com Arapiraca e demais municípios alagoanos.

Por sua vez, o prefeito em exercício Yale Fernandes lembrou que a prefeita Célia Rocha é a presidente do consórcio formado por 20 municípios da região.

“Estamos trabalhando em muitas frentes e, até o final deste ano, vamos entregar à população o novo aterro com a Central de Tratamento de Resíduos e o tão sonhado esgotamento sanitário. Obras que são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida de nosso povo”, completou Yale Fernandes.

Durante a reunião, o diretor da empresa Alagoas Ambiental, Luís Henrique, revelou que a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) terá capacidade inicial de captar 100 mil toneladas de resíduos sólidos. Ele adiantou que o investimento é da ordem de R$ 12 milhões e o novo aterro terá vida útil de 30 anos.

A solenidade contou também com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, do presidente do IMA, Gustavo Lopes, e do gerente da Casal no Agreste, Tácito Marques, além do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão, e do prefeito de Craíbas, Bruno Farias, entre outras personalidades.