Slum flagra irregularidades em buffet no bairro do Farol

23/03/2016 09h40

Fiscais da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) notificaram, nessa segunda-feira (21), um buffet localizado no bairro do Farol, em Maceió, após flagrante de descarte irregular de lixo.

O flagrante ocorreu duante inspeção nas imediações da Avenida Rotary, onde o motorista de um caminhão da empresa foi visto descartando resíduos numa caixa de coleta destinada a moradores da região, ou seja, para pequenos geradores.

O motorista foi abordado pelos fiscais, que recolheram o recolhimento do material. O buffet é considerado um grande gerador, produzindo mais de 100 litros de resíduos diariamente, razão pela qual teria de manter contrato com uma empresa especializada e habilitada pela Prefeitura.

Após o flagrante, a carga que seria despejada na caixa de coleta da Rotary foi devolvida à empresa. Ao chegar à sede, na Rua Hugo Corrêa Paes, a fiscalização registrou outra irregularidade: a área destinada ao abrigo de resíduos apresentava vazamento de chorume. O buffet foi autuado e terá a próxima semana para se adequar à legislação que regulamenta o gerenciamento de resíduos sólidos.

"Determinamos um prazo de 24 horas para que a empresa apresente o manifesto de descarte da carga apreendida, que totalizou cerca de 800 litros, divididos em sacos. O buffet também deverá apresentar uma cópia do contrato com uma empresa especializada no descarte de lixo, o que nos assegura que, a partir de então, a empresa fará a destinação correta dos resíduos produzidos em suas dependências", explicou Carlos Tavares, coordenador de Fiscalização da Slum.

"Nosso trabalho vai muito além da coleta do lixo. O trabalho é feito do ponto de vista da educação ambiental e também para coibir práticas como o descarte de resíduos em vias públicas. A Slum segue com um grande trabalho de fiscalização para fazer com que os grandes geradores se adequem à legislação municipal, fazendo com que a destinação final dos resíduos seja feita de forma adequada", afirmou o titular da Slum, David Maia.

E o superintendente alerta que a população também pode colaborar por meio de denúncias. Caso flagre o descarte irregular de lixo, o cidadão pode formalizar sua denúncia pelo Disque Limpeza, no 3315-2600, ou pelo link www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco