Maternidades são autuadas por descarte irregular de lixo hospitalar

Autor: Vanessa Siqueira
Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/

13/04/2016 13h28

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) flagrou descarte de lixo hospitalar de forma irregular e outras infrações nas maternidades Santo Antônio e Paulo Neto. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (13).

Segundo o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares, o órgão recebeu denúncia anônima informando que na Maternidade Santo Antônio havia lixo hospitalar armazenado de forma irregular.

No local, os fiscais encontraram 300 kg de lixo hospitalar em local inadequado e outros 400 kg de lixo comum que estava há mais de 10 dias sem recolhimento. “Esse lixo vinha causando mau cheiro, já apresentava larvas e poderia armazenar até roedores. Lá também flagramos derramamento de sangue, vidros de remédios e outros materiais expostos”, disse.

Já na maternidade Paulo Neto, as equipes encontraram lixo hospitalar misturadas a lixo comum.

Tavares disse que as maternidades foram autuadas com auto de infração pela Secretaria de Meio Ambiente, o que gera multa de acordo com as infrações encontradas, e também foram notificadas por descarte irregular de lixo pela Slum.

Ainda segundo a Slum, outros dois hospitais da capital serão vistoriados, seguindo as ações de rotina feitas pela prefeitura.