Fiscais da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Secretaria Municipal de Proteção ao meio Ambiente (Sempma) flagraram, nesta sexta-feira, 6, o descarte irregular de lixo hospitalar, feito pelo Hospital do Coração, localizado no bairro Gruta de Lourdes.
O estabelecimento foi autuado e vai ter que pagar multa, cujo valor ainda será calculado pelo setor jurídico da Sempma, de acordo com a quantidade de lixo encontrada pela fiscalização.
A operação foi deflagrada a partir de um flagrante de descarte irregular feito pela equipe de fiscalização da Slum, no aterro sanitário de Maceió, na manhã desta. Na carga enviada ao aterro pelo Hospital do Coração havia lixo hospitalar misturado ao lixo comum.
Foram encontradas bolsas de soro, seringas e agulhas, além de outros materiais de uso hospitalar.
Ao tomar conhecimento, a Slum entrou em contato com a Sempma e os dois órgãos enviaram equipes ao estabelecimento hospitalar, onde foram constatadas outras irregularidades.
Falha de um funcionário
A direção do hospital reconheceu a falha e explicou que um auxiliar de enfermagem se enganou ao colocar três sacolas do lixo hospitalar contaminado junto ao lixo comum, justamente o material flagrado pela fiscalização. A direção explicou ainda que há vários anos trabalha com a mesma empresa que faz a coleta de lixo e que nunca houve qualquer problema. A assessoria de comunicação do Hospital do Coração também enviou nota oficial sobre o assunto. Leia abaixo a íntegra do texto.
O Hospital do Coração de Alagoas cumpre todas as normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, por acreditar que são importantes resoluções para a proteção do meio ambiente. Seus colaboradores são orientados e treinados constantemente para realizar o correto descarte dos resíduos. Em resposta à vistoria da SEMPMA, o Hospital informa que já tomou todas as providências solicitadas pelos órgãos ambientais e intensificará junto aos colaboradores a importância da correta separação do lixo para evitar problemas futuros.