Slum lança campanha para incentivar descarte correto de lixo

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

21/05/2016 10h50

Quem caminha pelas ruas da cidade facilmente se depara com pontos de lixo gerados a partir do descarte inadequado realizado pela população. Com uma coleta eficiente e regular, em dias contínuos ou alternados, todos os bairros são assistidos pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), mas a prática persiste e, o que deveria estar no lixo, vai parar em vias públicas em decorrência do mau costume. Para reverter esta situação, a Prefeitura lança, neste sábado (21), a campanha Descarte Legal, que contará com uma série de ações de educação ambiental e fiscalização para incentivar o descarte adequado de resíduos.

A primeira etapa da iniciativa será realizada durante os mutirões de limpeza no Conjunto Colina dos Eucaliptos e no Loteamento Bariloche, que recebem neste sábado duas equipes com 150 garis para serviços de capinação, varrição e coleta de entulhos. Agora, com a campanha, os moradores das duas localidades também poderão fazer o descarte de resíduos volumosos, cuja coleta será o diferencial do mutirão que já acontece todos os sábados na capital. Segundo o titular da Slum, David Maia, o objetivo da ação é fazer com que este tipo de resíduos não seja jogado em vias públicas, em praças ou canais, como tem sido registrado em diversas regiões de Maceió.

“Os pontos de lixo são problemas crônicos, mas temos trabalhado na execução de ações estratégicas para acabar com essa situação. Já temos o projeto Ponto Vivo, que recupera ambientalmente as regiões degradadas pelo descarte de lixo, e agora disponibilizaremos os caminhões por meio da campanha Descarte Legal para a coleta do resíduo volumoso. Queremos que a população coloque esse material na porta de casa para que a equipe faça a coleta. Com isso, evitares que sofás, geladeiras, camas, cadeiras e outros utensílios do lar sejam descartados de forma inadequada”, disse Maia.

Ao falar do descarte inadequado, o superintendente lembra o caso registrado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Mangabeiras. Lá, eletrodomésticos e móveis jogados no canal que dá acesso à Grota do Cigano foram parar na galeria, o que causou o entupimento da tubulação e gerou o transbordamento de fluidos em meio à via. “Foi uma semana de trabalho e mais de 35 toneladas de lixo retiradas deste ponto, entupido por conta do descarte de resíduos volumosos. Seguimos com limpeza de canais, das ruas e vamos reforçar as ações estratégicas para evitar que situações como esta se repita”, acrescentou o gestor.

Sobre a campanha, Maia reforça que a primeira etapa vai se estender durante todos os mutirões. “A cada sábado duas regiões de Maceió são contempladas com este grande trabalho de limpeza que já beneficiou quase 350 localidades. A partir de agora o caminhão Descarte Legal seguirá a equipe do mutirão, em todos os bairros. Também teremos, nos próximos meses, ações de fiscalização, de educação ambiental em escolas e associações comunitárias. É, de fato, uma grande mobilização para reduzir o descarte inadequado de resíduos em Maceió”,  explicou o titular da Slum.

O quê: Campanha Descarte Legal no Mutirão de Limpeza;

Quando: Sábado, dia 21, no loteamento Barriloche e no conjunto Colina dos Eucaliptos.