IMA autua dez empresas durante fiscalização em cinco municípios

08/08/2016 15h49

Após uma série de denúncias, o Instituto do Meio Ambiente autuou, no início desta semana, durante três dias de fiscalização no interior do estado, dez empresas que, segundo o IMA, desenvolviam atividades com potencial dano ambiental.

Os autos de infração foram aplicados nos municípios de Viçosa, Capela, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas e São Sebastião.

Na terça-feira (02), os fiscais do IMA estiveram em Viçosa e Capela, onde vistoriaram granjas e distribuidoras de gás. Em Viçosa, a equipe autuou uma granja e uma distribuidora. Já em Capela, duas revendedoras de gás foram autuadas. Os quatro estabelecimentos foram multados em R$ 11.395 cada, por falta de licenças ambientais.

Outras duas equipes se dividiram entre os municípios de São Sebastião e Palmeira dos Índios, já na quarta-feira (03), com os fiscais tendo flagrado o descarte irregular de resíduos hospitalares em São Sebastião, em um terreno baldio que fica a 10 km do município. Segundo Genival Pulcino, da gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA, além da constatação da ausência de licença, houve um agravante em virtude da extensão da degradação ambiental, o que gerou um total de R$ 487 mil em multas para a prefeitura.

Já em Palmeira dos Índios, os fiscais multaram outras duas distribuidoras de gás e um posto de combustíveis. As autuações foram aplicadas no valor de R$ 11.395 mil cada, por falta de licença.

Ainda em Palmeira dos Índios, na quinta-feira (04), os fiscais estiveram em uma cerâmica que funcionava sem autorização, o que resultou na interdição e em dois autos de infração, sendo o primeiro no valor de R$ 28.100 por falta de licença de operação, enquanto o segundo, de R$ 11.395, po não haver licença para extração mineral.

Seguindo para Cacimbinhas, os técnicos do IMA encontraram situações similares de falta de licenciamento em outro posto de combustíveis e numa sexta distribuidora de gás, autuados também no valor de R$ 11.395 cada. Houve, ainda, o flagrante de um caminhão na BR-316 que transportava hipoclorito de sódio com a licença ambiental vencida, o que resultou em multa no mesmo valor aplicado nos casos das distribuidoras e postos.

Carvoaria clandestina em Água Branca

Por fim, uma equipe do setor de Fauna, Flora e Unidades de Conservação esteve, na quinta-feira (04), no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) dos morros do Craunã e do Padre, Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Água Branca, onde localizaram, por meio de denúncia, um forno de carvão clandestino e 32 sacos de carvão em um sítio próximo. O forno foi destruído pela equipe. O responsável foi localizado e os técnicos lavraram um auto de infração no valor de R$ 9.600, além de um termo de apreensão em nome do autuado.