INTEGRAÇÃO "Embalagens de Agrotóxicos"


Autor: Mozart Luna
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

15/08/2016 08h27

Os recipientes de agrotóxicos não devem ser reutilizados, porque isso pode levar às pessoas à morte. A orientação é para que os invólucros sejam lavados e a água utilizada sirva, ainda, para a pulverização de lavouras. O segundo passo é perfurar os depósitos e guardá-los para serem recolhidos por empresas especializadas no transporte e destinação desses recipientes. Entretanto, essa prática não ocorre. Muitos agricultores reutilizam esses invólucros para armazenar água, alimentos e sementes. Na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que é realizada, todos os anos, na região da Bacia do Rio São Francisco foram apreendidos centenas de recipientes de agrotóxicos, que eram reutilizados, principalmente, para armazenar água para beber. Esse material foi encontrado com catadores de lixo, numa prova de que os agricultores estão descartando esses invólucros, junto com o lixo doméstico. Com a legislação federal, que determina o fim dos lixões e a instalação de aterros sanitários, deverá haver uma redução desse problema, já que se prevê a criação de cooperativas de trabalhadores, para coleta seletiva de resíduos sólidos das cidades. Embora até agora apenas três empreendimentos estejam funcionando atualmente em Alagoas, sendo um no Sertão e dois na região metropolitana de Maceió.



BAIXO SÃO FRANCISCO

Mais de 750 embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, durante dois dias da campanha “Campo Limpo”, realizada pela Codevasf em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agrotóxicos de Alagoas (Adraal), Adeal e IMA.

CAMPO LIMPO

Para a campanha Campo Limpo, foi realizada uma série de atividades de mobilização e divulgação, como a participação em reuniões do Conselho de Administração dos perímetros irrigados, a transmissão de mensagens por
carro de som e o contato direto com os irrigantes do Itiúba e do Boacica.

CAMPO LIMPO 2

No local de recolhimento das embalagens em cada um dos perímetros irrigados, o agricultor irrigante que comparecia para entrega recebia, também, orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual e instruções sobre a forma adequada de armazenar as embalagens vazias de agrotóxicos.