População de Maceió pode solicitar coleta de lixo volumoso em casa


Fonte: http://www.tnh1.com.br/

12/09/2016 08h00

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) disponibilizou à população, no último mês, a coleta do lixo volumoso. O serviço já funcionava durante os mutirões de limpeza, aos finais de semana, mas de forma restrita aos bairros contemplados pela ação semanal. Agora, o cidadão maceioense pode acionar a Slum por meio do Disque Limpeza 0800 082 2600 e solicitar a coleta deste tipo de resíduo, entre eletrodomésticos e móveis velhos que normalmente são descartados em vias públicas ou áreas verdes da cidade.

Segundo explica o titular da Slum, David Maia, a coleta é simples e rápida: a partir da solicitação recebida, a Diretoria de Operações do órgão elabora uma rota e faz o recolhimento do lixo volumoso na porta do cidadão. “O dia e o horário da coleta são informados ao solicitante e, conforme combinado, a equipe vai ao local com um serviço completamente gratuito à população. Desta forma, conseguimos evitar que este lixo seja descartado de forma inadequada, como nos canais”, diz David Maia.

O gestor da Limpeza Urbana lembra que, além de ilegal, o descarte de resíduos em vias públicas causa danos à cidade. Ele lembra a situação registrada em maio deste ano no bairro Mangabeiras, onde uma galeria de águas pluviais que passa pela Avenida Gustavo Paiva ficou entupida pelo excesso de lixo volumoso. No local, após uma operação de uma semana, a Slum retirou mais de 30 toneladas de resíduos, além de sofás, carcaça de geladeira e televisão, o que causou a obstrução da galeria e gerou danos à população do entorno.

“A limpeza urbana é algo que não depende exclusivamente do poder público, seja qual for a cidade ou o país. É algo que requer a colaboração da população, que deve ser consciente e fazer a sua parte. Hoje temos um serviço de coleta e limpeza em Maceió eficiente, amplo e que atende as demandas de todos os bairros, mas precisamos que o cidadão também ajude. Além de evitar o descarte inadequado, o maceioense pode ajudar sendo um fiscal do seu bairro e também solicitando serviços da Slum”, completa o superintendente.

O Disque Limpeza funciona de segunda a sexta, das 06h às 18h, e aos sábados das 06h às 14h. Além das solicitações para a coleta de lixo volumoso, o cidadão também pode utilizar o canal para realizar denúncias sobre descarte irregular, tirar dúvidas sobre os dias de coleta ou informar qualquer deficiência na prestação dos serviços da Slum em seu bairro.