Estado vai lançar campanha para recolhimento de pneus nos municípios


Autor: Nigel Santana
Fonte: http://www.semarh.al.gov.br/

27/09/2016 09h47

Uma ação conjunta será transformada em política pública governamental para reparar danos ao meio ambiente em todos os municípios. Durante reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (22) ficou estabelecido um cronograma montado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil Estadual, com apoio irrestrito da Secretaria de Estado do Gabinete Civil, para realizar o recolhimento de pneus no mês de outubro.

A estratégia defendida pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, é conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo descarte inadequado de pneus tanto nas cidades quanto nas rodovias estaduais e federais. A forma de atuação para coibir esta prática foi definida durante o encontro e os municípios serão agentes de base no recolhimento dos pneus.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo exemplificou que as cidades de Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, Matriz do Camaragibe, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Jacaré dos Homens estão dispostas a ajudar.

A pretensão é iniciar o recolhimento de pneus sem serventia em 3 de outubro e finalizar a campanha em 21 do mesmo mês. Para seguir com esta meta arrojada de proteção ao meio ambiente, a Semarh sugeriu encaminhar um ofício à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para informá-los sobre a perspectiva da política sustentável.

“Vamos propor este plano de ação para amplificar em todo o Estado essa política de sustentabilidade. Deixar pneus jogados em qualquer local e em beira de estradas, por exemplo, causa sérios danos ao meio ambiente, além de ser fonte de água parada para reprodução do Aedes aegypt”, destacou o secretário Alexandre Ayres.

Ainda durante a reunião, o secretário Executivo do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, deixou claro que o Governo vem atuando para integrar as demais secretarias e fortalecer os pactos firmados no que dizem respeito às boas práticas ambientais.

No encontro desta quinta-feira estiveram presentes, além da Semarh e Defesa Civil Estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Proteção Ambiental (Sempma) e representantes das coordenadorias de Defesa Civil nos municípios.