Capacitação sobre fossas sépticas biodigestoras acontece em Arapiraca


Autor: Nigel Santana
Fonte: http://www.semarh.al.gov.br/

30/09/2016 10h54

A capacitação de técnicos para efetivação da política de resíduos sólidos junto às comunidades rurais tem continuidade entre os dias 4 e 6 de outubro, no município de Arapiraca, região Agreste de Alagoas. 

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater-AL, Embrapa e Prefeitura de Arapiraca participam de aprendizados teóricos e posteriormente partem para o estudo de campo para colocar em prática os ensinamentos. 

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, a capacitação teórica será das 8h às 18h, no Polo Tecnológico Agroalimentar, na terça-feira (4). Já os trabalhos práticos serão Sítio Padre Cícero, localizando na zona rural de Arapiraca, de propriedade do agricultor Geraldo José da Silva, na quarta (5) e na quinta (6), das 8h às 18h. 

“A intenção da capacitação ministrada pela Embrapa é justamente direcionar seus ensinamentos a técnicos para que eles multipliquem os conhecimentos para as famílias que residem nas zonas rurais”, explicou Elaine Melo. 

O consultor da Embrapa de São Carlos, sediada em São Paulo, Renato Marmo, será o responsável em repassar o conteúdo para os técnicos alagoanos. 

Na oportunidade, serão apresentadas informações sobre as fossas sépticas biodigestoras e clorador, que são unidades de tratamentos de esgoto de vaso sanitário de forma adequada, além de produzir efluentes ricos em nitrogênios e outros nutrientes, que podem ser utilizado no solo como fertilizante.