Defesa Civil em parceria com a Semarh completa ciclo de combate à Dengue


Autor: Dulce Melo
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/

21/10/2016 07h53

O Governo do Estado tem dado apoio diferenciado no combate à dengue, procurando proteger a sociedade alagoana. Um trabalho de parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi concluído e mais uma etapa da campanha chegou ao seu desfecho, nesta sexta-feira (21).

Em todo estado, a mobilização é intensa para evitar que larvas se proliferem e o mosquito Aedes Aegypti ganhe força, trazendo consequências graves aos alagoanos. Para isso, uma verdadeira força-tarefa foi montada e até agora, em duas semanas quase 3 mil pneus foram recolhidos.

"É uma ação muito importante e faz parte de decisões tomadas numa Mesa de Situação do Ministério da Integração Nacional. Quinzenalmente são traçadas diretrizes para combate em todo o Nordeste e aqui em Alagoas, a coordenação é nossa" , explica o major Darbio Alvim, do Corpo de Bombeiros, e chefe de operações da Defesa Civil.

A Defesa Civil avisa que esta é mais uma ação entre tantas outras desencadeadas no combate ao mosquito.

"Além desta medida, ainda vamos às casas para fiscalizar se há possíveis focos, fazemos um trabalho de orientação e plantamos a semente da prevenção", ressalta o major.

Em Maceió, por exemplo, ele afirma ter um número exorbitante de terrenos baldios e imóveis abandonados com constatação de focos. 

"Identificamos os locais e notificados,mas esbarramos num problema sério que é a localização dos proprietários, esse é o impasse", afirma o chefe de operações da Defesa Civil. 

Nesta sexta-feira na capital, a ação acontece no Conjunto Jardim Petrópolis II, na Chã da Jaqueira. No sábado, 22, eles vão ao município de Taquarana, numa exceção dentro desta fase, para também dar orientações e fazer treinamento.

Vale lembrar que a Defesa Civil Estadual tem cidades-sedes para acomodar o material recolhido e uma empresa indicada pelo Ministério da Integração Nacional é responsável pela busca em todo o Nordeste. Para fazer acontecer, a instituição dispõe de bombeiros militares, agentes de Saúde e secretarias municipais de Saúde, além do Instituto do Meio Ambiente.