Ações de limpeza em imóveis de acumuladores de lixo impressionaram a população

26/12/2016 09h54

Em 2016, cerca de 1.300 agentes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), entre servidores públicos e funcionários terceirizados, atuaram para manter Maceió limpa, em um trabalho realizado diariamente. A ações resultaram no recolhimento de mais de 6700 toneladas de resíduos em 29 imóveis da capital.

Com grande repercussão devido à gravidade das situações, a limpeza em imóveis de acumuladores de lixo impressionou a população, que se motivou a denunciar os casos a partir da divulgação da primeira operação.

Ao final de cada dia, o trabalho das equipes operacionais resulta no recolhimento de mais de 1,2 mil toneladas de resíduos. Além da programação semanal, a Slum mantém um calendário de mutirões de limpeza em todos os bairros de Maceió, ação realizada mais de 400 vezes nos últimos quatro anos.

Sobre os projetos executados no eixo operacional, o titular da Slum David Maia destaca a mudança na metodologia de limpeza na orla de Maceió, com a instalação de 100 lixeiras com coletores seletivos na faixa de areia, a adoção de máquinas de varrição mecanizadas e também a chamada barragem hidráulica nos canais da capital, que resultou no recolhimento de aproximadamente seis mil toneladas de resíduos em 41 canais.

O sistema de treliças, que represa a água de córregos e canais para promover uma onda que varre lama e detritos, teve eficácia comprovada pela própria população que reside próxima aos locais de atuação.

De forma integrada, as Diretorias de Operação e Fiscalização da Slum atuam para manter o ordenamento e evitar o descarte inadequado de resíduos. Neste sentido, entre os principais trabalhos estão as operações de fiscalização deflagradas na capital, o que gerou mais de quatro mil notificações por situações de irregularidade e que vão de encontro com os artigos do Código Municipal de Limpeza Urbana. Este trabalho tem como foco os grandes geradores de resíduos, a exemplo de estabelecimentos comerciais, industriais e da área da saúde, a exemplo de hospitais e clínicas que foram flagrados inúmeras vezes com descarte inadequado de lixo.

"Sabemos de todas as dificuldades em relação à limpeza urbana, mas seguimos com um trabalho árduo para melhorar cada vez mais a prestação de serviço ao cidadão. Chegamos ao fim de quatro anos de gestão com um balanço extremamente positivo em nossa pasta e temos certeza que os próximos anos serão de novos projetos e ações inovadoras para fazer de Maceió uma cidade cada vez mais limpa. Contamos com a colaboração do maceioense na certeza de que, somente juntos, teremos nossos bairros, ruas e praças limpos e adequados para o convívio social", colocou David Maia.