Projeto de sustentabilidade promove atividades na orla de Maceió

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

09/01/2017 09h03

Um projeto que desenvolve ações de sustentabilidade em Alagoas promoveu diversas atividades neste domingo (08), na orla de Maceió. Apresentações do espetáculo, passeios ciclísticos e entregas de trinta Ciclolix, ecobicicletas para recolhimento de resíduos sólidos a catadores do Estado, estavam na programação do Relix.

Pela manhã, aconteceu um passeio das Ciclolix na orla, com chegada na Multieventos. Às 15h30, houve a entrega de 30 bicicletas aos catadores, comandada pelo mestre de cerimônias, o Gentilix, e o Batuquelix do Magote de Cabriolé. Às 16h, ocorreu a primeira apresentação do Espetaculix.

Além disso, aconteceu a estreia da exposição fotográfica Expolix, com 20 fotografias de Hélder Ferrer, resultado de um ensaio sobre o universo da reciclagem em banners fotográficos, presos às bicicletas Ciclolix, que abordam imagens da realidade profissional da coleta sob a ótica de valorização da autoestima da profissão. A mostra viva e itinerante continua à disposição do público circulando pela cidade até o final do projeto.

De 28 de novembro até 20 de dezembro, quase 9 mil pessoas assistiram ao espetáculo do projeto, que fez 40 apresentações em dois municípios (Maceió e Marechal Deodoro). Foram doadas 15 conjuntos de lixeiras seletivas às escolas e distribuídas quase 9 mil cartilhas.

O Relix é um projeto multidisciplinar e orgânico, integrado com arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais e direitos humanos. Com patrocínio do Sesi, promovem ações que se posicionam como um ponto de partida para repensarmos a maneira que lidamos com lixo, não só no âmbito coletivo, mas no comportamento do indivíduo. Cada pessoa, comunidade ou indústria pode e deve ser sensibilizada para se integrar como agente de reestruturação.

O QUE É RELIX - Numa referência ao lixo em latim (lix, significado de cinzas), Relix é Recusar, Repensar, Reciclar, Reduzir e Reutilizar o lixo. Ressignificar transformando o conceito de lixo por meio da arte, relíquias. Para provocar mudanças de comportamento que conduzam a resultados mais eficientes e confirmem o estabelecimento da nova e necessária tendência ao lixo zero (ainda distante, mas é preciso começar). A cada performance cultural, com público formado por estudantes ou trabalhadores da indústria, se constrói uma nova consciência ambiental, na nossa casa, mas também na rua, trabalho, cidade.

"Pensar e agir de modo sustentável precisam ser tão naturais quanto o hábito de beber água. Para eu manter a saúde do meu corpo, preciso beber 2 litros de água por dia. Para manter a saúde do planeta, todos temos que estar juntos nessa corrente de diminuição de consumo, da logística reversa e da coleta seletiva. O ato de reutilizar, por exemplo, é  muito generoso. A gente acaba por descobrir novas possibilidades para as coisas", diz Lina Rosa, idealizadora do projeto Relix, que assina também a criação e direção de projetos como Sesi Bonecos e o Fito - Festival Internacional de Teatro de Objetos.

ESPETACULIX -  O Espetaculix circula em cidades de todo o Estado, no total de 130 performances e mais de 30 mil espectadores. "O projeto ainda leva a estudantes e trabalhadores da indústria uma oportunidade de contato com um projeto cultural, imersão numa vivência de arte", reforça Lina Rosa.

O espetáculo integra a participação dos atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo. No enredo, apresentam-se seis personagens principais: Raí Repensalix, Renato Recusalix, Rafael Reduzalix, Raul Reutilizalix, Rita Reciclalix, Ricardo Limpalix e Roberto Catalix. Além desses,  marionetes também compõem a dramaturgia: Ronaldo Recolix, Rodolfo Bagunçalix, Rubens Sujalix, Rosinha Egoistalix e o Dragão do Lixo, o Gigantelix.

CICLOLIX - Em cada escola e indústria por onde passar, o Relix também vai expor a Ciclolix, a bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer, refletir e criar uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo. Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente para que o lixo tenha destinação adequada.