Semarh orienta população sobre descarte de embalagens


Autor: Nigel Santana e Débora Rosset
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/

10/01/2017 10h01

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu início nesta segunda-feira (9) a uma agenda de atividades que reiteram o compromisso com o descarte correto de resíduos sólidos. Desta vez, a ação é concentrada em incentivar à população, comerciantes e moradores no destino regular das embalagens de óleo lubrificantes.

Em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a empresa Jogue Limpo, a Semarh instalou pontos de entregas voluntárias (PEVs) nos bairros da Levada, Serraria, Jacintinho e Ponta Verde, em Maceió. Nestes locais, qualquer pessoa pode entregar os recipientes que já não contêm mais óleos lubrificantes.

Para reforçar o compromisso com a população nos bairros da capital alagoana, equipes da Semarh, formadas por Domênica Didier e Isis Lins e do IMA-AL, representado por Mirela Cavalcanti, foram no bairro da Levada colocar em prática as atividades de educação ambiental e gestão responsável dos resíduos sólidos.

Oficinas foram visitadas e os proprietários receberam uma série de orientações sobre o descarte das embalagens de lubrificantes. Segundo a equipe da Semarh, os recipientes estavam sendo armazenados em caixas de papelão e posteriormente encaminhados para os caminhões coletores de resíduos.

“Inicialmente, deixamos claro que essa atividade ocorreu de forma preventiva. Ressaltamos que existe um ponto de entrega voluntária em um local chamado Paredão do Óleo, no bairro da Levada, onde deve ser feito descarte das embalagens”, explicou a técnica da Semarh Domênica Didier.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente explicou ainda que os donos de oficinas devem se cadastrar no site da empresa Jogue Limpo –www.joguelimpo.org.br –, com CPF ou CNPJ da empresa. O cadastro servirá como prova de que as oficinas estão contribuindo corretamente para a sustentabilidade, além de evitar qualquer tipo de sanção.

 

Cronograma e PEVs

As equipes da Semarh continuam esta semana com o trabalho preventivo ainda no bairro da Levada. Até o final de janeiro, a secretaria intensifica as atividades nas demais regiões.

 

Paradão do Óleo

Bairro Levada- Maceió- AL

Avenida Senador Rui Palmeira,148 - cep. 57017-175

Tel. 82- 32237400

 

Troca Fácil Comércio Automotivos Ltda ME

Bairro Serraria- Maceió- AL

Av. Menino Marcelo, 2040- cep. 57046-000

Tel. 82- 30212040

 

Ladeirão do Óleo

Bairro Jacintinho - Maceió- AL

Av. Juca Sampaio,59- cep. 57040-600

Tel. 82- 33253148

 

Unicompra Praia

Bairro Ponta Verde- Maceió- AL

Rua Durval Guimaraes,S/N – cep. 57035-060

Tel. 82- 3327-8455