Projeto Nossa Praia instala pontos de retirada de sacolas de lixo na Praia do Francês

Fonte: www.cadaminuto.com.br

06/01/2017 11h34

A Praia do Francês entrou na lista das praias beneficiadas com o Projeto Nossa Praia, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). A faixa de areia recebeu quatro pontos de retirada de sacolas biodegradáveis para recolhimento do lixo.

Os equipamentos foram implantados em quatro locais diferentes: em frente à Pousada Mojica, em frente ao Hotel Ponta Verde, outra em frente ao Bar e Restaurante A Francesinha e a última em frente à barraca Aloha.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA) de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, a inciativa visa fomentar a educação ambiental para os turistas e moradores da região.

“A instalação destes dispensadores de sacolas biodegradáveis é mais uma forma de incentivar a prática de que o lixo deve ser jogado no lixo. A secretaria já vem realizando um trabalho de educação ambiental e vai intensificar agora, obrigando os comerciantes e ambulantes da praia a terem lixeirinhas em todas as mesas que estiverem na areia. Esta ação de hoje tem total apoio da Associação de Moradores, que tem muito interesse em cuidar do meio ambiente”, disse o secretário.

O gerente de Educação Ambiental do IMA, Pedro Normande, disse que o projeto já existe nas praias de Maceió, Paripueira e Barra de São Miguel, e agora chega na Praia do Francês. Ele ressaltou a parceria com os empresários locais.

“O local fica protegido com chaves e a responsabilidade de abastecimento é dos empresários parceiros. Colocamos as quatro primeiras hoje e nossa ideia é ampliar para outras praias e locais turísticos de Marechal Deodoro”, disse Normande.

Desde novembro de 2015, a meta do projeto é promover ações educativas voltadas para a sensibilização da população para diminuir os impactos que os resíduos sólidos provocam no ecossistema marinho.