Lavanderia é autuada por descarte irregular de roupas contaminadas

20/01/2017 13h57

A equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) autuou uma lavanderia industrial, na tarde dessa quarta-feira (19), por funcionar sem licença ambiental e descartar de modo irregular roupas contaminadas de hospitais no lixão do município de Messias. As duas multas somam, aproximadamente, R$ 41 mil.

Após o recebimento de denúncias, a equipe passou a colher informações e, desde o mês de setembro, a lavanderia estava sob suspeita. A infração ambiental foi comprovada com a identificação do modo de ação. A empresa possui contrato com diversos hospitais do Estado para lavar as roupas que são sujas durante os procedimentos médicos.

As roupas que não apresentavam condições de uso deveriam ser enviadas para uma empresa certificada e autorizada a dar a destinação correta, mas, ao invés disso, a lavanderia depositava de modo clandestino em uma vala aberta no lixão do município de Messias. "Ainda não temos indícios de que as roupas contaminadas eram levadas para outros lixões", comentou Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA.

Ele disse ainda que, durante a fiscalização, os representantes da empresa apresentaram uma licença ambiental expedida pela Prefeitura de Maceió e o certificado de recolhimento por uma empresa contratada de modo regular.  Entretanto, como eles recebem roupas de hospitais de fora de Maceió, a licença deveria ser solicitada ao IMA.

"Os indícios mostram que a quantidade de resíduos declarados e enviados para a empresa contratada era inferior ao recebido e descartado. Temos provas, inclusive, de que as roupas eram descartadas no lixão", comentou.

A empresa tem o prazo de 20 dias para apresentar a defesa e a cópia do processo será remetido ao Ministério Público Estadual para dar ciência da situação encontrada.