Maragogi dá início a novo sistema de limpeza urbana

Autor: Severino Carvalho

07/02/2017 09h01

Maragogi – O município de Maragogi começou a contar, desde ontem, com um novo sistema de limpeza urbana, denominado de “conteinerização”. A empresa contratada pela prefeitura apresentou toda a frota de veículos e de máquinas que serão empregados nos serviços e deu início à campanha educativa para explicar à população como vai funcionar a coleta de agora em diante.

Segundo o diretor da Saneape Soluções Ambientais, Wilson Neto, a conteinerização é uma forma mais eficiente e higiênica de recolher o lixo, dando mais segurança à população e aos trabalhadores envolvidos na coleta, que receberam fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Serão três caminhões compactadores, cinco caçambas, uma varredeira mecanizada, dois aspiradores de ar para sucção do lixo, uma máquina de limpeza de praia, dois veículos de passeio e uma van; estes para apoio logístico.

“Nós buscamos trazer equipamentos inovadores como, por exemplo, a varredeira mecanizada. O trabalho que ela faz em 24 horas, se fôssemos fazer de maneira manual, levariam oito dias. Fora isso, estamos trazendo, ainda, três caminhões compactadores e a limpadora de praia. Esse equipamento, puxado por um trator agrícola, não faz apenas a limpeza da superfície, mas, também, a limpeza de até 15 centímetros de profundidade”, detalhou Wilson Neto.

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), afirmou que o município turístico não podia continuar com uma limpeza feita de maneira “medieval, improvisada”. Ele anunciou que os próximos passos serão a implantação da coleta seletiva e o envio do lixo ao aterro sanitário de Rio Formoso, via convênio que será formalizado com o Consórcio da Mata Sul de Pernambuco.

“A gente agora vai ter como apanhar o lixo e fazer a coleta seletiva, por meio de uma cooperativa que está sendo implantada. Vamos montar um galpão de reciclagem e o lixo não utilizado será colocado num transbordo, fechado e levado para o aterro sanitário de Rio Formoso”, afirmou o prefeito. Atualmente, os resíduos são levados ao lixão do município, que gera sérios impactos ambientais.

Na praia com a família, ontem de manhã, o comerciante Omar Sahelia, turista de Toledo, no Paraná, assistiu a parte da apresentação da frota que será usada na limpeza pública de Maragogi. Ele revelou que, no dia anterior, ficou impressionado com a quantidade de lixo jogada na praia. Disse que até fez um vídeo para postar na página da prefeitura, no Facebook, mas desistiu após ver que o município tomou providências.

“E é lixo jogado não pelos turistas, mas pelos próprios moradores, que eu vi. Até fralda tinha. A população precisa colaborar para manter limpo este lugar tão lindo”, afirmou.