Prefeito entrega quatro toneladas de recicláveis a cooperativa

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

07/04/2017 08h55

Quatro toneladas de materiais recicláveis recolhidos durante o mutirão de limpeza na Praia da Avenida no último final de semana foram doadas pelo prefeito Rui Palmeira, pelo vice-prefeito Marcelo Palmeira e pelo superintendente de Limpeza Urbana, Davi Maia, à Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel), nesta quinta-feira (06).

“Além de enaltecer esse bonito trabalho, que envolve mulheres guerreiras ajudando o meio ambiente para gerar renda para suas famílias, viemos aqui incentivá-las ainda mais e mostrar a atenção que essas iniciativas merecem, com a doação de 4 toneladas de materiais recicláveis, que estavam jogados na Praia da Avenida e poderão se tornar renda”, comentou o prefeito.

Durante a ação, o gestor anunciou uma grande iniciativa no que se refere à coleta seletiva. Segundo ele, em maio, o Município começará a contratar cooperativas de reciclagem para que seja feito o recolhimento de materiais recicláveis porta à porta, ou seja, na residência de cada maceioense. “Será um grande investimento do Município que vai aumentar a vida útil do aterro sanitário e gerar emprego e renda para as pessoas que vivem da coleta seletiva”, destacou.

De acordo com o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a ação visa, sobretudo, incentivar o comportamento da sociedade em relação ao descarte. “Será um grande ação, onde todo mundo poderá estar ajudando o meio ambiente e à geração de renda de diversas pessoas”, acrescentou.

Para o superintendente Davi Maia, a falta de conscientização da população tem prejudicado as riquezas naturais de Maceió e, para inibir essa violência ambiental, é preciso apoiar quem quer trabalhar beneficiando o meio ambiente. “É tanto lixo descartado de forma incorreta que, cada vez mais, tem feito animais aparecer mortos nas praias. Então é preciso que a gente atente a esse fato, e é o que temos feito com nossas ações”, afirmou.

Beneficiada com a doação dos materiais, Patrícia Ramos, administradora da Cooprel, agradeceu ao apoio da Prefeitura e aproveitou o momento para pedir a participação da população para fornecer ainda mais matéria prima. “Estamos muito felizes com o apoio do Município tanto com a doação como com a parceria que se iniciará em breve. Pedimos que toda a população participe e divida os materiais em recicláveis e molhados para contribuir com nosso trabalho”, disse.

Ações que contribuem com o Meio Ambiente

A Prefeitura de Maceió, por meio da Slum, tem promovido cada vez mais a educação ambiental, por meio de equipamentos e ações de limpeza, como as Estações de Reciclagem localizadas na Praça Centenário, no bairro do Farol, e na orla da Ponta Verde, e as lixeiras presentes em toda a faixa de areia da praia urbana.

Além dessas iniciativas, a Slum também tem trabalhado para inibir a prática de descarte irregular de material inservível e de construção com a coleta domiciliar, por meio da qual qualquer pessoa pode acionar uma equipe para fazer recolhimento de materiais, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos; e com o Ecoponto, que é uma opção adequada para descartar restos de poda, resíduos de construção civil e material reciclável.

Serviços

No caso de necessidade da coleta domiciliar, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Slum por meio do Disque-Limpeza (0800 082 2600) e marcar um horário para o recolhimento. Já os Ecopontos podem ser localizados na Rua Campos Teixeira, na Pajuçara, e na Central de Recebimento de Resíduos Levada, ao lado do Mercado Público.