Semarh entrega planos para nortear municípios sobre política de resíduos

Autor: Nigel Santana
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/

09/05/2017 08h49

Os municípios organizados em consórcios públicos já estão com os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) em mãos. O documento foi entregue na manhã desta segunda-feira (8), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) aos prefeitos alagoanos.

Os planos são resultados de um trabalho conjunto entre a Semarh, prefeituras, consórcios públicos e a empresa Floram Engenharia. O documento é importante para nortear os municípios alagoanos na política pública de resíduos, com vistas à eliminação dos lixões, além do cumprimento de outras etapas determinadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, entregou os planos aos representes dos consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, Crerssal, Conisul, Corszam e o Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas.

“Desde 2015, o Governo de Alagoas vem atuando para encerrar os lixões. Somente Maceió destinava seu resíduo em aterro sanitário. Hoje, temos 26 cidades alagoanas que encerraram os lixões, representando quase um terço do Estado e contribuindo de maneira correta com a gestão dos resíduos sólidos. A entrega dos planos representa um grande avanço na política ambiental”, destacou o secretário Alexandre Ayres.

Cada representante dos consórcios públicos receberam as cópias dos planos com todas as orientações necessárias para implantação da coleta seletiva, a erradicação dos lixões, a recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais para a conservação e proteção ambiental.

Recursos e homenagem

O analista de Infraestrutura do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Rocha, esteve em Alagoas para participar da solenidade. Ele destacou a parceria entre o Governo do Estado, municípios e Governo Federal para aplicação da política de resíduos.

“A parceria conseguiu universalizar os planos de resíduos sólidos. É um excelente resultado que faz toda a diferença ao encerrar os lixões. É importante ressaltar que os municípios que cumprem o que determina a legislação estão habilitados a ter recursos da União por meio de programas federais”, explicou o representante do Ministério do Meio Ambiente.

Ainda durante o evento, a Semarh entregou placas aos prefeitos dos 26 municípios alagoanos que encerraram as atividades dos lixões e passaram a dispor os resíduos em centrais de tratamento e aterro sanitário.

A entrega dos planos contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão; do superintendente da Caixa Econômica Federal, Kleber Paes; do diretor-presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes; prefeitos; secretários municipais; do presidente da AMA, Hugo Wanderley; e representantes do Ministério Público Estadual.