As comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, acontecem no próximo domingo (18). O tema deste ano é voltado à preservação dos biomas alagoanos.
A novidade da programação deste ano é a tradicional Feira Orgânica, um incentivo direto à população ao consumo de alimentos saudáveis cultivados sem o uso de agrotóxico. O evento acontece a partir das 9h e segue até às 14h, na orla de Ponta Verde.
Agricultores dos assentamentos Dom Helder Câmara, de Murici; Aldeia Verde, do Benedito Bentes; e Amoras, de Santana do Mundaú, estarão presentes para comercializar frutas e verduras.
A programação na orla segue com a exposição de pneus reciclados pela Associação Docas; passeata das ciclolix (bicicletas coletoras) entregues pelo Projeto Relix aos catadores; distribuição de sacolas retornáveis pelos alunos da Faculdade Maurício de Nassau; atividades lúdicas para as crianças; distribuição de 200 mudas; recolhimento de lâmpadas inservíveis pela empresa Qualitec e aparelhos eletroeletrônico por meio da empresa Bio Digital.
Municípios
As ações ambientais também já ocorreram nos municípios, a exemplo de Palmeira dos Índios, que recebeu oficinas e palestras sobre sustentabilidade.
Para mais esta edição da Semana do Meio Ambiente, a Semarh conta com apoios da Associação Docas; Projeto Relix; Mauricio de Nassau; Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Qualitec; Bio Digital; Faculdade Estácio; Secretaria Municipal de Saúde; Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Instituto Lagoa Viva; Centro Universitário Tiradentes (Unit); Instituto Biota de Conservação; e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).