A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco interditou, na manhã desta quinta-feira (18), a garagem que abriga veículos da prefeitura de Junqueiro. No local, foi constatado descarte irregular de óleo e graxa, que estavam sendo despejados de forma irregular no cemitério municipal que fica nos fundos do prédio.
De acordo com o Ministério Público Estadual, os resíduos estavam sendo lançados em uma fossa irregular por meio de um dique, onde os veículos são lavados. A prática estaria contaminando o solo e o lençol freático.
"O local será interditado por falta de licença ambiental e autuado pelo descarte irregular de resíduos como óleo lubrificante e graxa, que possuem metais pesados e causam sérios danos ao meio ambiente", explicou uma técnica do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Os resíduos descartados na troca de óleo e lavagem dos veículos devem ser armazenados em caixas separadoras e, em seguida, destinado a uma empresa especializada no descarte correto desse tipo de produto.
Já no município de São Sebastião, a Prefeitura também será autuada pela falta de licença ambiental para o funcionamento da garagem e intimada a destinar adequadamente o óleo lubrificante usado na manutenção dos veículos.Os pneus também devem ser descartados de forma correta.