Audiência debate coleta seletiva em Maceió


Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/slum/

14/09/2017 09h57

Nesta quarta-feira (13), a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) debateram, em uma audiência pública, a importância da coleta seletiva para os grandes geradores. O evento aconteceu no Sebrae/AL e teve como objetivo conscientizar as 57 maiores empresas geradoras de resíduos sobre a importância de firmarem parcerias com as cooperativas de recicladores, para a geração do trabalho e renda e promoção do desenvolvimento sustentável em Alagoas.

Na ocasião, também foram homenageadas 12 empresas que contribuem com a parceria e compromisso firmado com a coleta seletiva. As empresas homenageadas são a Felícia Festas, Sescoop/OCB, Uniodonto, Iloa Resort, Hospital Universitário, Orákulo, Maikai, Leroy Merlin, Best Western Premier, Pousadas da Rota Ecológica, Shopping Farol e Sicredi.

 

Para Davi Maia, gestor da Slum, a coleta seletiva é o caminho para uma cidade cada vez mais sustentável. “Pensar em reciclar e reutilizar é pensar em economia e desenvolvimento. E esse é o caminho. Espaços como esses são essenciais para fortalecer e disseminar essa ideia”, comentou.

Também participaram do evento o procurador chefe do MPT, Rafael Gazzaneo, a procuradora do Trabalho, Adir de Abreu, e o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira.

A audiência pública foi realizada em parceria com o projeto Ser + Realizador – iniciativa da Braskem e Sebrae Alagoas –, com a Unitrabalho Ufal e com o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB).

Coleta seletiva em Maceió

Em maio deste ano, a Prefeitura de Maceió contratou quatro cooperativas de recicladores para realizar a coleta seletiva porta a porta na cidade. Nesse primeiro momento, são atendidos os bairros de Cruz das Almas, Pontal, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. Inicialmente, a ação vai contemplar 16 mil residências, mas o objetivo é ampliar para 60 mil nos próximos anos.

Roteiro das cooperativas

A Cooplum, a Coopvila, a Cooprel do Benedito Bentes e a Cooprel da Serraria foram as contratadas.

Confira abaixo as cooperativas e os bairros atendidos:

Cooplum: Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca e Ponta Verde (até a Sandoval Arroxelas);

Coopvila: Ponta Verde (a partir das Sandoval Arrochelas), Pajuçara e Pontal;

Cooprel do Benedito Bentes: todo o complexo do Benedito Bentes;

Cooprel da Serraria: Serraria, Antares e Jardim Petrópolis.