Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança plataforma online para monitoramento de descarte regular de lixo

Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/

29/08/2017 08h43

A plataforma online permitirá que a SEMMAD acompanhe todo o processo de destinação correta do lixo, evitando o descarte incorreto em vias públicas. O secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, afirmou que o sistema irá facilitar o trabalho dos grandes geradores de resíduos, aqueles que geram acima de 100 litros por dia. Além disso, ele fala do objetivo da plataforma.

“Hoje, o que a gente mais vê é o cara colocar [o lixo] na porta casa, na frente do comércio, ou senão, dá ao carroceiro e ele joga por aí pela cidade, ficando cheia de entulho. Os geradores de resíduos têm a obrigação de fazer a segregação, o transporte e a destinação correta de todo material e ele poderá fazer todo esse trâmite online, selecionando a empresa de transporte e o local de destinação”, afirmou o secretário.

A plataforma Gestão Online de Resíduos é um sistema integrado, em que o gerador, seja comerciante, empresas ou cidadãos, alimenta o o sistema informando por qual empresa foram enviados os resíduos recolhidos. Com isso, a empresa transportadora, que também deverá estar cadastrada no sistema, assinará online o recebimento dos resíduos e informará para qual localidade, adequada e dentro do código ambiental, será o destino final do material. A empresa de depósito dos resíduos também terá que informar que recebeu.

Após isso, o sistema de monitoramento irá gerar, automaticamente, o manifesto de todo transporte e destinação dos resíduos sólidos, assim como um QR Code, que evitará que haja fraudes no relatório final.

Os geradores de resíduos de construção civil também deverão utilizar o sistema, fazendo com que faça a destinação correta de todo entulho das obras.

Monitoramento-de-residuos-solidos

A iniciativa ainda permite que o gerador avalie as empresas de transportes e serviços já prestados, verificando as empresas mais organizadas e que tenham realizados serviços de qualidade. A tecnologia pode ser acessada por computadores ou aparelhos celulares, por meio do site da Prefeitura de Marechal Deodoro, na área de serviços.

Para se cadastrar, a empresa acessa o site e preenche os dados e espera a aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Depois da aprovação, a empresa envia um e-mail com código de assinatura e passa a usar o sistema.