Lixão na Barra de São Miguel é o 36º encerrado pela Semarh


Autor: Nigel Santana
Fonte: http://www.semarh.al.gov.br/

09/10/2017 21h17

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou, nesta segunda-feira (9), no município da Barra de São Miguel, o 36º lixão em Alagoas, dando cumprimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir de agora, o município destinará seus resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em Pilar. 

O antigo lixão será cercado, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para evitar que a população volte a jogar lixo na região. Segundo o prefeito da Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, o Zezeco, sua gestão vai traçar um planejamento para a área que, por tantos anos, serviu apenas para destino de lixo. 

Durante a solenidade de encerramento do lixão, o secretário Alexandre Ayres fez destaques sobre a atuação do Governo de Alagoas para contribuir junto aos municípios para a gestão correta dos resíduos sólidos. 

"Desde 2016, o Estado vem atuando firmemente para que as cidades encerrem os lixões. São 36 cidades que estão destinando corretamente os resíduos sólidos para a centrais de tratamento. Para seguir avançando, a Semarh implantou a Política Estadual de Resíduos Sólidos e entregou os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos, mecanismos importantes para construção de aterros sanitários, efetivação da coleta seletiva e consequentemente o fim dos lixões", relatou o secretário Alexandre Ayres. 

De acordo com o cronograma da Semarh, o próximo município a fechar seu lixão será Olho d' Água Grande, localizado na região Agreste, previsto para o final de novembro. 

Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são Olho d' Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúca, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão. 

No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano e Paulo Jacinto. 

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo e Coqueiro Seco.