Vai fazer uma reforma? Saiba como descartar seus resíduos


Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/

11/10/2017 07h50

Antes de fazer uma reforma, seja pequena ou grande, você deve saber como e onde descartar os resíduos de construção civil (RCC). Você sabia que esse tipo de material não pode ser colocado na porta ou na calçada? De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió, esse tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador.

Ou seja, não é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió fazer esse recolhimento. Em uma grande obra, o gerador deve contratar uma empresa ambientalmente licenciada para recolher e dar a destinação correta ao material. A empresa irá tanto disponibilizar um contêiner ou caixa estacionária para acondicionamento dos resíduos enquanto durar a obra e realizar a coleta periodicamente.

Caso seja uma pequena obra, o material pode ser encaminhado para o Ecoponto Pajuçara, que fica na Rua Campos Teixeira. Lá, o cidadão pode levar o volume de até 1 metro cúbico por dia. O Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 08h às 18h.

O maceioense deve se certificar que, ao contratar carroceiro ou fretista, os resíduos da construção civil serão encaminhados para o local correto. Dessa maneira, evitamos que haja descarte em vias públicas, terrenos, encostas e áreas verdes.

Confira o trecho do Código de Limpeza Urbana que trata sobre o assunto:  Inciso IX, do 3º parágrafo do Art. 8º: “Resíduos provenientes de desaterros, terraplanagem em geral, construções, reformas e/ou demolições” são considerados resíduos sólidos especiais e, por isso, tem seu acondicionamento, coleta e destinação final sob a responsabilidade do gerador.

Central de Limpeza

Para fazer denúncias, solicitar serviços e tirar dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Slum pelo 0800 082 2600. Além do WhatsApp: 9 8802-4834. A Central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.