Política de resíduos avança e AL elimina 36 lixões desde 2015

Autor: Texto de Nigel Santana e Débora Rosset
Fonte: http://www.semarh.al.gov.br

19/10/2017 16h19

O respeito ao meio ambiente tem se intensificado pelo Estado de Alagoas numa pauta extremamente positiva quando a proposta é a destinação correta dos resíduos sólidos. Neste contexto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem empreendendo esforços desde 2015 para encerrar os lixões nos municípios alagoanos.

É preciso lembrar, entretanto, que até o final de 2014, apenas a capital Maceió encaminhava a produção de resíduos para o aterro sanitário localizado no complexo Benedito Bentes.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, o Governo de Alagoas atuou para colocar em prática um planejamento para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Desta forma, segundo Ayres, a Semarh lançou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e em parceria com os municípios e apoio fundamental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos se transformaram em realidade.

Com dois mecanismos importantes de norteamento desta política, já se constata o encerramento de 36 lixões nas cidades. “Os 36 municípios estão destinando adequadamente os resíduos gerados pela população para as Centrais de Tratamento [CTR] do Agreste e Pilar, além do aterro sanitário Cigres, no município de Olho d´Água das Flores, que atende aos municípios reunidos em consórcios na região do Sertão”, destaca o secretário Alexandre Ayres.

Este mês, o último município que encerrou as atividades do lixão foi a Barra de São Miguel, localizado no Litoral Sul do Estado. Em agosto, a Prefeitura de Mar Vermelho, também acabou com o lixão da cidade com o apoio da Semarh. Tanto a Barra quanto Mar Vermelho irão destinar os resíduos para a CTR de Pilar.

“A cada lixão encerrado, o Estado dá passos importantes para proteção ambiental e promoção de uma sociedade mais sustentável”, acredita o secretário Alexandre Ayres.

De acordo com o cronograma da Semarh, o próximo município a fechar seu lixão será Olho d' Água Grande, localizado na região Agreste, previsto para o final de novembro.

Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são: Olho d' Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano e Paulo Jacinto.

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo e Coqueiro Seco.

Avanço

Ao encerrar os lixões, Alagoas é um dos cinco estados com maior avanço na destinação adequada do lixo desde 2015. A informação é do Ranking de Competitividade, um estudo nacional que analisa eficácia na gestão da qualidade de políticas públicas. O Estado teve salto de 7.8 para 51.7 entre os anos de 2015 a 2017 no indicador de destinação de resíduos, contabilizando aumento de mais de 600%.

O estudo, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é considerado o mais completo do Brasil, e avalia anualmente os 26 estados e Distrito Federal em 10 pilares da gestão pública que são formados por um conjunto de indicadores. Além do bom desempenho na destinação do resíduo, Alagoas foi uma das nove federações que tiveram melhorias em 2017 se comparado ao ano anterior
.