Slum intensifica operação de limpeza em cemitérios de Maceió

02/11/2017 10h08

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) intensificou a limpeza dos cemitérios públicos da capital no último mês, tendo em vista o feriado de finados, nesta quinta-feira (2). Durante entrevia à Rádio Gazeta, na noite desta quarta-feira (1), o superintende da Slum, David Maia, explicou que Maceió possui oito cemitérios públicos, que são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semds), e  receberão milhares de pessoas durante o feriado.

Segundo o superintende, a prefeitura buscar garantir que os locais estejam em boas condições para receber os visitantes. "Nosso objetivo é garantir uma condição adequada para a população que vai visitar os locais neste feriado", disse.

Durante o trabalho de limpeza, as equipe realizaram o recolhimento do lixo, dos entulhos e resíduos nos cemitérios e locais próximos, como também em ruas e avenidas de acesso aos lotes. O material recolhido foi destinado ao Aterro Sanitário de Maceió.

Coleta

A prefeitura de Maceió contratou quatro cooperativas de reciclagem de lixo para o trabalho de coleta seletiva em onze bairros da cidade. Os moradores de lugares que ainda não contam com a coleta podem recorrer aos nove Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Atualmente, os caminhões da Slum recolhem cerca de 19 mil toneladas de lixo mensalmente. Maceió tem 98% do seu território atendido pelo serviço de coleta seletiva. Os outros 2% são locais de difícil acesso, mas que contam com garis comunitários, que fazem o trabalho de recolhimento do lixo. A Slum planeja futuramente oferecer o serviço em toda a cidade.

As cooperativas contratadas para a limpeza na cidade custam aos cofres públicos do município aproximadamente R$ 200 mil por mês. Cada residência atendida pelo serviço custa R$ 10. Os valores são repassados às cooperativas de acordo com a demanda de trabalho, que normalmente atende à escala de quatro vezes por semana.

Contato

A Slum disponibiliza o Disk Limpeza 0800 082 2600 para cadastro de moradores que pretendem contribuir para a coleta seletiva, descarte de lixo eletrônico e também para denúncia contra funcionários da empresa e de descarte irregular de resíduos na cidade.