Governo recolhe quase 3 mil pneus na Região Metropolitana de Maceió

Autor: Débora Rosset
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/

07/12/2017 10h13

A campanha para recolhimento de pneus, iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual, conseguiu retirar de circulação 2.945 pneus inservíveis nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar.

A ação contou com diversos veículos atuando em 176 locais somente na capital alagoana, bem como em pontos de descarte nos municípios Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar, na última sexta-feira (1°) e sábado (2).

Segundo um levantamento feito pela Defesa Civil Estadual e repassado à Semarh, no primeiro dia de campanha 621 pneus foram recolhidos em Maceió; 188 em Rio Largo; 122 em Pilar; e 737 em Marechal Deodoro.

No último dia, somente na capital alagoana, mais 1.297 pneus foram retirados de Maceió. Todo o material recolhido foi enviado para a Borracharia do Van, localizada na Chã da Jaqueira, em Maceió. De lá, o material será entregue à empresa Reciclanip, que fará a destinação correta desse resíduo.

Para Elaine Melo, gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, o trabalho em conjunto entre Governo de Alagoas e Prefeituras Municipais conseguiu um resultado importante e remete ao avanço da gestão responsável dos materiais recicláveis em Alagoas.

Outras campanhas

A campanha para retirar pneus sem uso dos municípios teve início em outubro de 2016. Na primeira ação, mais de oito mil pneus foram recolhidos nos municípios de Coruripe; Penedo, Capela, Maragogi, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema; Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Jacaré dos Homens e São Miguel dos Campos.

A segunda etapa ocorreu nas cidades de Coqueiro Seco; Barra de Santo Antônio, Pilar, Santa Luzia do Norte, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Rio Largo.