Você sabia? Tire dúvidas sobre limpeza urbana em Maceió

Autor: Sarah Mendes
Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/

11/01/2018 10h02

Por meio de ações da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a Prefeitura executa, diariamente, ações importantes em toda a cidade, como varrição, capinação, coleta porta a porta e coleta seletiva. As equipes da Slum estão em todas as regiões da capital, mas nesse processo a contribuição da população é fundamental. Nesse sentido, a Slum esclarece algumas dúvidas sobre a gestão de resíduos em Maceió.

Grandes geradores

Grande gerador é todo o estabelecimento que gera mais de 100 litros diários de resíduos. Esses locais devem, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, de 1994, contratar uma empresa ambientalmente licenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

Construção civil

Antes de fazer uma reforma, seja pequena ou grande, você deve saber como e onde descartar os resíduos de construção civil (RCC). De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió, esse tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador. Ou seja, não é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió fazer esse recolhimento.

Em uma grande obra, o gerador deve contratar uma empresa ambientalmente licenciada para recolher e dar a destinação correta ao material. Caso seja uma pequena obra, o material pode ser encaminhado para o Ecoponto Pajuçara, que fica na Rua Campos Teixeira. Lá, o cidadão pode levar o volume de até 1 metro cúbico por dia. O Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 08h às 18h.

Mais dois ecopontos estão em fase de construção: no Dique Estrada e no Mercado.

Terreno particular

O descarte irregular de resíduos em terrenos particulares é um dos grandes problemas da limpeza em Maceió. De acordo com o Código de Limpeza Urbana, a limpeza desses locais é de responsabilidade do proprietário, que também deve manter o local murado.

Seja um fiscal

O cidadão também pode atuar como fiscal da Slum, informando ao órgão caso presencie alguma irregularidade. A Superintendência dispõe de uma linha direta para atender as solicitações, tirar dúvidas, fornecer orientações e receber sugestões e denúncias, a Central de Limpeza. Ao entrar em contato pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 9 8802-4834, o cidadão pode denunciar casos de descarte inadequado de resíduos para que a Slum tome as devidas providências.