INTEGRAÇÃO: Lixões


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

16/01/2018 10h01

NATAL SEM LIXÕES

Os prefeitos que participaram da reunião do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) decidiram uma data para encerrar os lixões de suas cidades: 10 de dezembro de 2017. Um compromisso arrojado e desafiador, segundo o presidente do Conagreste, Ediel Leite, que, juntamente com o prefeito de Palmeira dos Índios, Julio Cezar, organizou a reunião que contou com a participação de praticamente todos os prefeitos consorciados. Os gestores discutiram também a instalação de estações de transbordo e ecopontos nas cidades. A secretária municipal de Meio Ambiente Ana França destacou a importância da urgência de encerramento dos lixões e da coleta seletiva do lixo como forma de otimizar custos do transporte para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada no município de Craíbas. A reunião contou também com a participação de um representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que orientou os prefeitos a recorrerem das notificações no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e destacou que iniciativas como a reunião realizada pelo Conagreste em Palmeira dos Índios são consideradas atenuantes para que as notificações sejam anuladas. Os prefeitos associados ao Conagreste saíram fortalecidos e, principalmente, com metas a serem cumpridas, objetivando encerrar os lixões e, assim, dando cumprimento ao decreto presidencial 12.305/10. 


FIM DOS LIXÕES

Um passo muito importante foi dado ontem para encerramento dos lixões em Alagoas, com a realização da reunião do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) em Palmeira dos Índios. O evento contou com a participação de gestores de outras regiões, que também foram assistir à explanação sobre encerramento dos lixões e implantação de estações de transbordo.

LOCAIS CERTIFICADOS 

Em Alagoas só existem quatro locais devidamente certificados para receber os resíduos produzidos pelas cidades, o que viabiliza o encerramento dos famigerados lixões. Um está localizado em Craíbas, que é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que tem condições de atender a todos os municípios do Agreste e parte do Baixo São Francisco e do Sertão. 

LOCAIS CERTIFICADOS 2

Outra CTR está localizada no Pilar, região metropolitana de Maceió, que recebe também resíduos do Vale do Paraíba. Na região do Sertão existe o aterro sanitário, que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres), situado no município de Olho d’Água das Flores e que tem 16 municípios associados. 

CACIMBINHAS

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que também é prefeito de Cacimbinhas, disse que um dos problemas mais sérios é com relação à educação da população, que tem jogado o lixo nas ruas e em locais indevidos. “Estamos tentando conscientizar a população para não jogar lixo nas ruas e, em breve, estaremos multando quem fizer isso”, disse.