União ganhará transbordo de resíduos sólidos de importância ambiental e desenvolve projetos de renda para os catadores

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

27/02/2018 09h39

Em destinação final para o aterro sanitário do município de Pilar, a obra, que é de grande relevância ambiental, vai garantir minimização das emissões dos gases de efeito estufa, que é de grande prejuízo para o meio ambiente e qualidade de vida da população. Prefeito ainda garante projeto de fonte de renda para os catadores.

Em breve será iniciada, no município de União dos Palmares, a construção de uma área de transbordo para resíduos sólidos, uma destinação de lixo. A área atenderá todos os municípios consorciados da região do Vale do Rio Mundaú, e será realizada em um terreno localizado na antiga Usina Laginha, já na divisa com o município de Branquinha.  Segundo o prefeito Areski Freitas (Kil), só está sendo aguardada agora a liberação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) para o início das obras.

No local, o lixo será descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocado em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário do município de Pilar, seu destino final. Em diálogo e intermédio da Associação dos Municípios Alagoanos entre municípios e o Ministério Público Estadual, em dezembro de 2017, 42 prefeitos alagoanos assinaram os Termos de Acordo em que se comprometem encerrar os lixões até abril de 2018.

A obra é de grande importância para o meio ambiente, pois o transbordo contribui, também, para a minimização das emissões dos gases de efeito estufa, prejudiciais à camada de ozônio.

Projeto de fonte de renda para os catadores

Kil garante que o município não vai deixar os trabalhadores que vivem com a renda obtida com o lixo ficarem desamparados. O município fará um trabalho de conscientização, para que a população só descarte para o transbordo apenas os resíduos adequados, e está providenciando o aluguel de um galpão para destinar outros tipos de resíduos descartáveis para que continuem servindo de renda para os catadores.

Custos

O prefeito Kil ainda deixa claro que não existirão custos para União em relação à área de transbordo. O município ainda terá o ISS referente aos resíduos dos outros municípios que passarão pelo transbordo. O custo de União será com a utilização do Aterro Sanitário, assim como os demais municípios que remeterão seus lixos para o local, é o procedimento padrão, explica Kil, que ainda enfatiza o encerramento dos lixões vai garantir melhor qualidade vida para a população.