O projeto Relix idealizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com a parceria institucional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), finalizou a entrega das ciclolix para as cooperativas de catadores de resíduos sólidos, nesta terça-feira (17), no bairro do Trapiche, em Maceió.
As cidades de Marechal Deodoro e Quebrangulo foram beneficiadas com as cicloclix que irão proporcionar agilidade ao trabalho do catador. As ciclolix são usadas exclusivamente para o recolhimento de materiais de forma rápida, a exemplo de garrafas pet e latinhas.
O presidente da Cooperativa de Marechal Deodoro (Coopemar), Jefferson da Silva, contou que a bicicleta adaptada proporciona eficácia no trabalho do catador.
“O que era feito a pé, agora será feito com a bicicleta. Ou seja, ganhamos tempo e materiais em grande quantidade”, avaliou Jefferson.
A Associação dos Recicladores de Quebrangulo (Areque) também foi contemplada. O presidente, Leonardo Andrade, recebeu a ciclolix com o sentimento de valorização do catador e dignidade em ter mais condições de recolher os resíduos das casas.
As cooperativas e associações de catadores das cidades de Maceió, Coruripe, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Piranhas já receberam as ciclolix.
A partir de agora, a Semarh tem a responsabilidade de monitorar o uso das bicicletas, realizando visitas técnicas uma vez ao mês em todas as cooperativas.