INTEGRAÇÃO: Fim dos lixões em Alagoas


Autor: Mozart Luna
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

30/04/2018 10h24

O FIM DOS LIXÕES SERÁ EM 18 DE MAIO

A expectativa é grande com relação ao Dia “D” para o encerramento dos lixões dos municípios em Alagoas, marcado para o dia 18 de maio. Segundo o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os poucos municípios que ainda estão com os lixões abertos têm o prazo final em maio. Segundo ele, foi dado mais um tempo para que os gestores possam cumprir as normas ambientais exigidas, mas fez o alerta de que, após ele, não será tolerado que os lixões dos municípios continuem abertos. O procurador informou ainda que, na semana passada, foi atingido o percentual de 70% de lixões encerrados, restando 30%, a maioria localizada no Litoral Norte, que serão fechados em maio, em uma solenidade com todos os prefeitos da região. O procurador declarou ainda que o prefeito que insistir em transgredir a legislação será denunciado criminalmente e terá pedida a sua cassação do mandato. Alfredo Gaspar disse que em Alagoas a Lei 12.305/10 será cumprida à risca, e que o Ministério Público não vai prevaricar. O procurado disse também que em maio será realizada uma reunião com todos os gestores que encerraram seus lixões, ao mesmo tempo em que será iniciada uma segunda etapa do processo, com nova fiscalização nos municípios. Alfredo Gaspar de Mendonça mais uma vez merece ser parabenizado pela sua atuação, desta vez em favor do meio ambiente e como fiscal fiel da lei. Para os ambientalistas, Alagoas dá um exemplo ao Brasil, contribuindo para redução do aquecimento global. 



CONORTE

Os municípios integrantes do Consórcio de Desenvolvimento do Litoral Norte (Conorte) estão concluindo a instalação de uma estação de transbordo em Porto Calvo. O local está sendo preparado para receber os caminhões que trazem os resíduos das cidades da região para depois depositá-los em uma carreta que os levará para o aterro sanitário da cidade pernambucana de Rio Formoso.

CRESSAL

Os municípios integrantes do Consórcio de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas (Cressal) foram proibidos por determinação do MP de transportar seus resíduos para um “aterro controlado” (lixão controlado) criado em Paulo Afonso, pois o local não possui licença ambiental para funcionamento.

CPLA

A Cooperativa de Produtores de Leite de Alagoas (CPLA) reuniu na semana passada vários produtores em sua sede, em Batalha. O presidente da entidade, Aldemar Monteiro, fez uma prestação de contas do trabalho realizado pela CPLA na consolidação da atividade de produzir leite em Alagoas e na luta pela continuidade do Programa do Leite, um dos programas sociais mais importantes de Alagoas.

CPLA 2

O presidente da CPLA anunciou também que a entidade está investindo em ações sociais como o atendimento oftalmológico, jurídico e contábil gratuitamente aos cooperados. O trabalho será realizado através de um ônibus itinerante que vai percorrer todo Estado. Aldemar Monteiro disse ainda que está trabalhando para colocar em funcionamento o núcleo de produção de laticínios da entidade.