SEMARH realiza oficina de sabão ecológico para comunidade da grota do ouro preto

Autor: João de Oliveira Filho/ Ascom Semed
Fonte: http://www.maceio.al.gov.br

30/04/2018 11h57

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (Semarh), a Escola Municipal Luíza Suruagy, localizada no bairro do Ouro Preto, recebeu, nesta sexta-feira (27), uma oficina de sabão ecológico.

A bióloga e assessora técnica da Semarh, Magdally Costa, disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a proposta de revitalizar as grotas em todo o País. “Alagoas aderiu a esse programa, levando para as comunidades do nosso Estado, várias atividades, várias ações incluindo as ações de Infraestrutura, Acessibilidade, Saúde e Educação. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entrou com a parte de Educação Ambiental para promover uma qualidade de vida melhor para as comunidades dessas localidades”, frisou.

Segundo a bióloga Elisângela Tavares de Almeida Ferreira, técnica também responsável pelo projeto, a parceria visa a realização de oficinas de confecção de sabão ecológico nessas áreas. “Nós estamos aqui hoje para atender a comunidade da Grota do Ouro Preto e Canaã com as atividades de Educação Ambiental. Hoje nós realizaremos uma oficina pra confeccionar sabão a base do óleo de cozinha, que muitas vezes é descartado nos próprios córregos das grotas e nosso intuito hoje é diminuir esse impacto ambiental que é causado nessas comunidades e também ensinando a esses moradores a produzirem esse sabão a partir de óleo de cozinha coletado.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Telma Silvana Nascimento Alves, a oficina é uma oportunidade de aproximar mais a escola da comunidade. “Esperamos mais envolvimento dos pais. É uma comunidade que já te uma boa frequência dos pais na escola, quanto se trata de participação, mas gostaríamos que fosse maior. A oficina traz um aprendizado que vai beneficiar a comunidade na questão do meio ambiente. E essa oficina pode criar um vínculo maior entre comunidade e escola”, destaca.