Coleta seletiva é alternativa para minimizar impactos ambientais


Autor: Sarah Mendes
Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/

14/08/2018 10h00

A coleta seletiva é uma das principais alternativas para minimizar os impactos causados pelo descarte de resíduos na natureza. Você sabia, por exemplo, que o plástico e o alumínio levam centenas de anos para se degradar?! Por isso, dar outro destino a esses materiais é indispensável para construirmos uma sociedade sustentável.

Em Maceió, a coleta seletiva porta a porta já é realidade para 11 bairros desde 2017. Os bairros que ainda não são atendidos estão recebendo os Pontos de Entrega Voluntária (PEV); já são 11 instalados em pontos estratégicos da cidade. Ainda assim, cerca de 40% dos resíduos domésticos enviados ao aterro sanitário poderiam ser reciclados.

Para praticar a coleta seletiva, basta ter duas lixeiras em casa: uma para o resíduo seco e outra para o resíduo molhado. Resíduo seco é todo aquele material que pode ser reciclado; como garrafas PET e latas de alimentos. Já os resíduos molhados, são aqueles que não podem ser reciclados; como guardanapo e papel higiênico. Confira aqui a lista de material que pode ou não ser reciclado.

Em Maceió, a Cooplum, a Cooprel do Benedito Bentes, a Cooprel da Serraria e a Coopvila já atendem os bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Pontal, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jardim Petrópolis. E os PEVs estão: na Praça do Centenário, no Farol; na Praça Genésio de Carvalho, na Gruta; na Praça da Faculdade, no Trapiche; na orla da praia de Ponta Verde; no Terminal do Graciliano Ramos; na Praça do Colégio Atheneu, no Salvador Lyra; na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; em Guaxuma, na Praça do Conjunto Gurguri; no Feitosa, na Praça Nossa Senhora de Fátima; na Praça do Bicentenário, no Conjunto José Tenório e na Praça Colina dos Eucaliptos.

Para saber mais sobre a coleta seletiva, o cidadão pode entrar em contato com a Slum pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 9 8802-4834.