Empresários podem colaborar com coleta seletiva

Autor: Sarah Mendes
Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/2018/09/fortaleca-a-coleta-seletiva-em-maceio-adote-um-pev/

03/09/2018 10h13

Maceió já conta com coleta seletiva porta a porta em 18 mil residências. Por meio de um processo pioneiro, quatro cooperativas de catadores foram contratadas pela Prefeitura e atendem essa demanda. Atualmente, são atendidos os bairros Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Trapiche da Barra Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Petrópolis.

Para ampliar a coleta nos bairros, a Prefeitura vem instalando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de material reciclável. Já são 11 em pontos estratégicos da cidade. E esse número pode aumentar com a adoção desses pontos, pela iniciativa privada. Os mais recentes PEVs, por exemplo, são resultados de uma parceria com a empresa Tetra Pak.

Adotar um PEV implica em ser responsável pela manutenção e o material depositado nos pontos são recolhidos pelas cooperativas. Há, também, a possibilidade de ser responsável pela instalação de um ponto. “A coleta seletiva deve ser uma responsabilidade de todos nós. Ela gera emprego, renda, economia para o município e benefícios para o meio ambiente. A Prefeitura segue empenhada em ampliar esse processo para toda a cidade”, comentou Liz Araújo, assessora técnica da Slum. Além disso, os PEVs movimentam os locais onde estão inseridos.

Já foram instalados PEVs na Praça do Centenário, no Farol; na Praça Genésio de Carvalho, na Gruta; na Praça da Faculdade, no Trapiche da Barra; na orla da Praia de Ponta Verde; no Terminal do Graciliano Ramos; na Praça do Colégio Atheneu, no Salvador Lyra; na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; em Guaxuma, na Praça do Conjunto Gurguri; na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa; na Praça do Bicentenário, no Conjunto José Tenório e na Praça Colina dos Eucaliptos.

Para saber mais sobre a coleta seletiva e sobre os PEVs, é só entrar em contato com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 9 8802-4834; a Central de Limpeza funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.

Sarah Mendes/ Ascom Slum