Semarh promove ações de incentivo à educação ambiental em quatro municípios

Autor: Nigel Santana* Com informações da assessoria do Ministério Público Estadual
Fonte: http://www.semarh.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2015.1/semarh-promove-acoes-de-incentivo-a-educacao-ambiental-em-quatro-municipios

09/11/2018 10h29

Os municípios do Sertão alagoano que estão recebendo as ações da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI do São Francisco) também contam com atividades voltadas à sustentabilidade desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Nesta primeira semana de ações, as assessoras técnicas Elisângela Tavares e Magdaly Costa colocaram em prática os trabalhos de coleta seletiva, informações sobre o descarte correto dos resíduos sólidos e atividades lúdicas como oficina de sabão ecológico para os alunos da Escola Municipal Bráulio Cavalcante, em Pão de Açúcar; Escola Municipal Audalio Marciano da Silva, em São José da Tapera; Escola Municipal Pedro Abílio Madeiro, em Jacaré dos Homens; e Escola Municipal José Bezerra Rosa, em Monteirópolis.

“Há muitas pessoas que trabalham com fritura de forma geral e descartam isso de qualquer jeito, indo parar nos rios, ocasionando a mortandade de seres vivos e prejudicando o meio ambiente. Com a oficina os alunos aprendem a evitar isso e levam essa informação para casa, até seus familiares”, conta Elisângela Tavares que desempenha os trabalhos ao lado da servidora da Semarh, Magdally Costa.

Rivaldo dos Santos Maciel, de 17 anos, estudante do nono ano, participou das atividades na Escola Municipal José Bezerra Rosa, em Monteirópolis. Ele comemorou o fato de aprender algo novo.

“Eu achei bem interessante essa forma de fazer sabão e aprender algo novo é muito importante. A minha mãe já faz sabão lá em casa, mas não dessa forma, agora irei ensinar a ela”, disse o jovem.

Os trabalhos de educação ambiental têm prosseguimento na segunda semana da FPI do São Francisco. As técnicas Domênica Didier e Isis Lins estarão em Olho D’água das Flores, na Escola Municipal Maria Augusta; em Palestina, na Vila Santo Antonio, uma comunidade quilombola; em Carneiros, na Escola Municipal Onton Gaspar; e por fim, em Senador Rui Palmeira, na Creche Maria Leonora da Conceição e Escola Sagrado Coração de Jesus.

*Com informações da assessoria do Ministério Público Estadual